Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38730
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAUTERT, Síntria Labres | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jessica Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T13:58:38Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T13:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jessica Barbosa da. Heurísticas nas tomadas de decisões de estudantes do ensino médio frente a situações financeiras. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38730 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral investigar a tomada de decisão de estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio frente a situações financeiras, buscando responder às seguintes questões de pesquisa: (i) as heurísticas de ancoragem, afeto, contabilidade mental e aversão à perda estão presentes nas escolhas dos estudantes frente a situações financeiras? (ii) Quais dessas heurísticas são mobilizadas com mais frequência pelos estudantes na tomada de decisão frente as situações financeiras propostas? (iii) existem diferenças quanto a essas heurísticas quando os estudantes se deparam com situações financeiras de natureza distinta? (iv) O ano de ensino tem efeito na mobilização dessas heurísticas? Para tal, 99 estudantes do Ensino Médio foram solicitados, em uma aplicação coletiva, a resolverem quatro situações financeiras que exigiam uma tomada de decisão e, posteriormente, em uma entrevista individual, foram questionados em relação às situações anteriormente respondidas. Todas as entrevistas foram transcritas para protocolos individuais e analisadas minuciosamente. Após as análises estatísticas, realizadas através dos testes de Friedman e Kruskal-Wallis, verificou-se que as heurísticas de ancoragem, afeto, contabilidade mental e aversão à perda estão presentes nas decisões dos estudantes do Ensino Médio frente às situações financeiras propostas, sendo as heurísticas de afeto e aversão à perda mais mobilizadas em suas decisões. Também se verificou que a natureza da situação financeira tem efeito nas heurísticas mobilizadas pelos estudantes, tendo sido a ancoragem mais mobilizada no contexto de vestuário (Situação 1), o afeto e a contabilidade mental no contexto de alimentação (Situação 2), e a aversão a perda mais frequente no contexto de saúde (Situação 3). A Situação 4 (entretenimento) teve a aversão a perda também como a mais frequente. Quando comparada em relação aos anos de ensino, houveram diferenças de mobilização das heurísticas entre as situações financeiras e dentro da mesma situação, mas não houveram diferenças significativas entre os anos, de maneira geral. Conclui-se que os estudantes mobilizam heurísticas em suas decisões financeiras, sendo algumas mais frequentes que outras e que a natureza da situação financeira tem efeito sobre essas decisões, não sendo observado o mesmo efeito em relação aos anos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Heurística | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.title | Heurísticas nas tomadas de decisões de estudantes do ensino médio frente a situações financeiras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5029978674683433 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1825422952986771 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to investigate the decision making of students in the 1st, 2nd and 3rd grades of high school facing financial situations, seeking to answer the research questions: (i) Are the heuristics of anchoring, affection, mental accounting and loss aversions present in students choices facing financial situations? (ii) Which of these heuristics are most frequently mobilized by students in decision making facing proposed financial situations? (iii) Are there differences in these heuristics when students face different financial situations? (iv) Does the series have an effect on the mobilization of these heuristics? For this, 99 high school students were invited, in a collective application, to solve four financial situations that required decision making and, later, in an individual interview, were questioned in relation to the situations previously answered. All interviews were transcribed for individual protocols and carefully analyzed. After the statistical analyzes, performed through the Friedman and Kruskal-Wallis tests, it was found that the anchoring, affection, mental accounting and loss aversion heuristics are present in the decisions of the high school students facing the proposed financial situations, where the heuristics of affection and loss aversion was most mobilized in their decisions. It was also found that the nature of the financial situation has an effect on the heuristics mobilized by the students, having been the most mobilized anchorage in the context of clothing (Situation 1), affection and mental accounting in the context of eating (Situation 2), and loss aversion the most frequent in the context of health (Situation 3). The Situation 4 (entertainment) also had loss aversion as the most frequent. When compared to the series, there were differences in mobilization of heuristics between financial situations and within the same situation, but there were no significant differences between the series, in general. It is concluded that students mobilize heuristics in their financial decisions, some of which are more frequent than others and the nature of the financial situation has an effect on these decisions, with the same effect not being observed in relation to the grades. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jessica Barbosa da Silva.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons