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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38735

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Nilcema-
dc.contributor.authorFRANÇA, Cybelle Carneiro de-
dc.date.accessioned2020-11-20T14:35:47Z-
dc.date.available2020-11-20T14:35:47Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationFRANÇA, Cybelle Carneiro de. Análise da relação usuário-profissional nos Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38735-
dc.description.abstractA avaliação dos serviços de saúde pode ser entendida como um meio de prover a melhoria contínua da atenção, gerando um atendimento de qualidade para o usuário. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) institucionaliza a cultura de avaliação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no Sistema Único de Saúde (SUS). A mensuração da satisfação do usuário passou a ser considerada um elemento de avaliação da qualidade dos serviços de saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação usuário-profissional nos Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil. Trata-se de um estudo avaliativo, com abordagens quantitativa e exploratória, utilizando dados secundários do Módulo III (Entrevista na Unidade de Saúde com Usuário) da Avaliação Externa (AE) do 1º Ciclo do PMAQ-CEO. Esses dados foram utilizados para construção de dois Índices, um de Satisfação e outro de Percepção, além de um Indicador Global de Satisfação e Percepção da relação usuário-profissional. A nota atribuída ao dentista foi avaliada, onde foram criadas 2 categorias (acima da mediana e abaixo da mediana). Também foram utilizadas variáveis de serviço (Tipo de CEO e Tempo de implantação) e as variáveis de contexto (Índice de Desenvolvimento Humano - IDH municipal, Cobertura de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família e Regiões do Brasil). A população foi composta por 8.749 usuários de 932 CEO. Os dados foram classificados de forma sistemática, com sumarização de dados para avaliar as características gerais da população de estudo e as características dos CEO. Foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson, por meio do programa estatístico SPSS. Apresentaram melhores resultados para o Índice de satisfação os idosos, de cor branca, com renda familiar acima de 10 salários mínimos, de cidades com IDH acima de 0,7 e da região Sul. Para o Índice de Percepção os melhores resultados foram apresentados pelos homens, de cor branca, renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, dos CEO tipo I, de cidades com IDH acima de 0,7, com menos de 50% de cobertura de saúde bucal e da região Sul. Sobre o Indicador global de satisfação e percepção da relação usuário-profissional os melhores resultados foram: idosos, homens, de cor branca, renda familiar acima de 10 salários mínimos, dos CEO tipo II, de cidades com IDH acima de 0,7, com menos de 50% de cobertura de saúde bucal e da região Sul. As melhores notas aos cuidados recebidos pelo dentista foram dadas pelos idosos, não alfabetizados, dos CEO tipo I, com mais de 50% de cobertura de saúde bucal e da região Sul. Este estudo apresentou, de forma geral, uma avaliação positiva da relação usuário- profissional dos CEO.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspecialidades Odontológicaspt_BR
dc.subjectServiços de Saúdept_BR
dc.subjectSatisfação dos Usuáriospt_BR
dc.titleAnálise da relação usuário-profissional nos Centros de Especialidades Odontológicas do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6841466665214687pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6330860061557574pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxThe evaluation of health services can be understood as a means of providing continuous improvement of care, generating quality care for the user. The National Program for the Improvement of Access and Quality (PMAQ) institutionalizes the evaluation culture of the Centers of Dental Specialties (CEO) in the Unified Health System (SUS). The measurement of the satisfaction started to be considered an element of evaluation of the quality of the health services. The objective of this research was to evaluate the user-professional relationship in the Dental Specialties Centers of Brazil. This is an evaluative study, with quantitative and exploratory approaches, using secondary data from Module III (Interview in the Health Unit with User) of the External Evaluation (AE) of the 1st cycle of the PMAQ-CEO. These data were used to construct two Indexes, one of Satisfaction and one of Perception, in addition to a Global Indicator of Satisfaction and Perception of the User-Professional Relationship. The note attributed to the dentist was assessed, where 2 categories were created (above the median and below the median). Service variables (CEO type and Time of implantation) and context variables were also used (Human Development Index - Municipal HDI, Oral health coverage in the Family Health Strategy and Brazil regions). The population was composed by 8,749 users of 932 CEO. The data were classified in a systematic way, with data summarization to evaluate the general characteristics of the study population and the characteristics of the CEO. We used the Pearson chi-square test using the SPSS statistical program. The best results for the Satisfaction Index were the elderly, white, with family income above 10 minimum wages, cities with HDI above 0.7 and the Southern region. For the Perception Index, the best results were presented by men, white, family income of 5 to 10 minimum wages, type I CEOs, cities with HDI above 0.7, with less than 50% oral health coverage and the Southern region. Regarding the global indicator of satisfaction and perception of the user-professional relationship, the best results were: elderly, men, white, family income above 10 minimum salaries, type II CEOs from cities with HDI above 0.7, with less than 50% oral health coverage and the southern region. The best grades for dental care were given by the elderly, non-literate, CEOs type I, with more than 50% oral health coverage and the southern region. This study overall presented a positive evaluation of CEO user-professional relations.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4293171936121469pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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