Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38760

Comparte esta pagina

Título : “Até Oxalá vai à guerra" : protagonismo político e modos de atuação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na esfera pública da Cidade de Belém-PA
Autor : BRITO, Selma de Sousa
Palabras clave : Antropologia; Participação política; Terreiros; Cidadania; Participação social
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRITO, Selma de Sousa. “Até Oxalá vai à guerra": protagonismo político e modos de atuação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na esfera pública da Cidade de Belém-PA. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A presente tese propõe analisar os processos de formação da pessoa política nas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na cidade de Belém (Pará) e a forma como, paulatinamente, tais engajamento político resultaram na elaboração de demandas de políticas públicas para o enfrentamento à intolerância religiosa e garantia de direitos básicos. Para tanto, registro etnograficamente o movimento de uma sacerdotisa de candomblé de nação angola em seus percursos temporais e espaciais no que tange à questão da sua formação política e sua socialização religiosa. Seguir esses percursos foi, também, problematizar os significados que são agenciados em suas narrativas, da forma como são contadas, das negociações entre memórias, fatos e, sobretudo, seleção de escopos necessários para a militância, organização e habilidades políticas aprendidas com outras organizações sociais. Seus trajetos nos levam à ocupação de espaços públicos institucionais e às ruas, à produção de estratégias cada vez mais elaboradas dos atores religiosos em um coletivo difuso e controverso, porém bastante persistente em seus projetos políticos. Os resultados alcançados se dão em duas dimensões: a primeira leva em consideração que o despontar político da pessoa de terreiro advém de uma congruência de fatores que se assemelha ao acúmulo de axé, ou seja, tanto na religião quanto na política, valor e sujeito são personificados, qualificados, o que garante habilidades conforme saber angariado e obrigações cumpridas na tradição e nos movimentos sociais; a segunda, diante da necessidade de valorização do patrimônio material e imaterial da herança africana no Brasil e na Amazônia, considera que ações coletivas do movimento afrorreligioso pautado em repertórios étnico-raciais se irrompem na esfera pública, moldando comportamentos sociais no que concerne a valores de cidadania e participação social nos espaços dos terreiros, assim como forjam o debate e a controvérsia pública entre Estado e Sociedade Civil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38760
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Selma de Sousa Brito.pdf6,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons