Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38801

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Ranyére Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Marcílio Ricardo Valeriano-
dc.date.accessioned2020-11-27T19:15:51Z-
dc.date.available2020-11-27T19:15:51Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcílio Ricardo Valeriano. Natureza educadora: uso de aplicativo como instrumento de apoio à inserção da educação ambiental vivencial no ensino básico. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38801-
dc.descriptionCOSTA, Cecília Patrícia Alves, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES-COSTA, Cecília Patríciapt_BR
dc.description.abstractApesar dos avanços nos estudos e ações da Educação Ambiental, os problemas que atingem o meio ambiente e, consequentemente, a população, continuam presentes e crescentes. Isto nos alerta para a necessidade de colocar ainda mais em campo abordagens capazes de tocar o Ser Humano por novos caminhos que os tornem mais ambientalmente sensibilizados e com um agir coerente e sustentável no mundo. Dentro desse contexto a Educação Ambiental Vivencial (EAV) é uma das abordagens mais frutíferas e pertinentes aos desafios de nossa época e precisa ser amplamente inserida nas escolas. A presente pesquisa objetivou construir e disponibilizar a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais) um aplicativo (app) móvel para smartphones repleto de informações sobre a importância da EAV, técnicas para condução dos estudantes e diversas sugestões de atividades divertidas e sensíveis para serem realizadas em espaços naturais (e com elementos naturais) onde a criança possa estar em relação direta com a natureza. Este objeto educacional traz como vantagens o acesso a qualquer momento (desde que se possua internet), a possibilidade de inclusão de vídeos, áudios, animações e o acréscimo constante de novas atividades e conteúdos (expansões). A sua validação foi realizada por um grupo de professores do ensino infantil e do ensino fundamental (séries iniciais) e foi observado que, com o uso dessa ferramenta de apoio, eles se sentiram capacitados e motivados a propiciar às crianças uma conexão vivencial com a Natureza contribuindo assim para gerar nelas um sentimento pró-natureza que permanecerá na vida adulta. Além disso, emitiram sugestões que contribuíram na construção da ferramenta e a aprovaram por unanimidade, o que a qualifica a ser largamente disponibilizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectVivências com a naturezapt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.titleNatureza educadora : uso de aplicativo como instrumento de apoio à inserção da educação ambiental vivencial no ensino básicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Cecília Patrícia Alves-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8508038980588822pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9860653777047562pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxDespite advances in studies and actions in Environmental Education, the problems that affect the environment and, consequently, the population, are still present and growing. This alerts us about the needs to develop even more approaches capable of leading Human Beings through new ways that make them more environmentally aware and with a coherent and sustainable action in the world. In this context, Experiential Environmental Education (EEE) is one of the most effective and pertinent approaches to the challenges of our time and needs to be widely inserted in schools. This research aimed to build and make available to teachers of Early Childhood and Elementary Education (initial grades) a mobile application (app) for smartphones with information about the importance of EEE, techniques for students guidance and several suggestions for fun and sensitive activities for be carried out in natural spaces (and with natural elements) where the child can be in direct relationship with nature. This educational tool has the advantages of having access at any time (as long as you have internet), the possibility of including videos, audios, animations and the constant addition of new activities and contents (expansions). Its validation was carried out by a group of teachers from kindergarten and elementary school (initial grades) and it was observed that, with the use of this support tool, they felt empowered and motivated to provide children with an experiential connection with Nature thus contributing to generate in them a pro-nature feeling that will remain in adult life. In addition, they issued suggestions that contributed to the improvement of the tool and approved it unanimously, which qualifies it to be made widely available.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcílio Ricardo Valeriano Ferreira.pdf2,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons