Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38811

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorSOARES, Thiago Vitor Ferreira-
dc.date.accessioned2020-11-30T15:48:01Z-
dc.date.available2020-11-30T15:48:01Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.citationSOARES, Thiago Vitor Ferreira. (Des) Governança na gestão da saúde pública dos municípios brasileiros. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38811-
dc.description.abstractEste estudo apresenta dois capítulos que tratam das deficiências dos controles internos associadas as irregularidades na gestão da saúde pública dos municípios brasileiros. Buscando chamar atenção para a ocorrência de falhas de gestão municipal, aqui focado nos programas de saúde pública, foram investigadas, nas pesquisas, as seguintes questões: (1º capítulo) quais são as deficiências mais frequentes dos controles internos associadas às irregularidades na gestão da saúde pública?; e (2º capítulo) quais são os fatores que estão relacionados às deficiências dos controles internos associadas às irregularidades na gestão da saúde pública? Para ambos os capítulos, as evidências empíricas foram obtidas nos relatórios elaborados pelos Tribunais de Contas dos estados brasileiros, referentes ao período de 1999-2015, correspondentes à 808 relatórios de 392 municípios brasileiros. No primeiro estudo, os dados relativos às irregularidades na gestão da saúde pública foram analisados qualitativamente, tendo como ponto de partida um modelo taxonômico pré-definido para identificação das deficiências dos controles internos. Os resultados da aplicação do modelo mostraram que as deficiências dos controles internos associadas à gestão da saúde pública dos municípios são em maior parte decorrentes de uma atuação ineficiente (falhas de controle), um planejamento inadequado e estranho à realidade dos municípios, gastos desnecessários para o ente público e descumprimento de leis e normativos que regem sobre aplicação de recursos com o programa referido e o envio de documentação. A conclusão deste estudo é de que há necessidade de os controles internos auxiliarem a boa alocação de recursos públicos, conforme a legislação e planejamento do município; na elaboração de um planejamento adequado à realidade local; e na promoção de atividades continuadas de qualificação dos servidores municipais para novas atividades. Como implicação prática, sugere-se aprofundar o conhecimento sobre as especificidades da gestão no contexto municipal. Já no segundo capítulo, para a associação entre os fatores explicativos e as deficiências dos controles internos, foram coletadas variáveis com base na literatura, abrangendo aspectos dos sistemas de controle interno (SCI) municipais, bem como características dos municípios. Para determinar os possíveis fatores, os dados coletados foram submetidos ao ajuste de uma regressão logística, com seleção das variáveis através do método backward elimination. A presença de deficiências nos controles internos está associada a um baixo desenvolvimento humano dos municípios, ausência de controles internos implantados, ou quando implantados, pouco qualificados. A discussão fornece uma potencial contribuição, especialmente aos órgãos fiscalizadores e os usuários da informação (prefeitos, servidores municipais, membros de conselhos municipais, cidadãos, Tribunais de Contas, etc.) pois a ineficiência afeta mais frequentemente a implementação de políticas públicas nos municípios e a articulação entre os órgãos e os usuários podem intensificar o processo de combate às irregularidades na gestão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMunicípios brasileirospt_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.title(Des) Governança na gestão da saúde pública dos municípios brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6286984452474247pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8204968147626364pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThis study presents two chapters that deal with deficiencies in internal controls associated with irregularities in public health management in Brazilian municipalities. Seeking to draw attention to the occurrence of failures in municipal management, here focused on public health programs, the following questions were investigated in the research: (1st chapter) what are the most frequent deficiencies in internal controls associated with irregularities in health management public ?; and (2nd chapter) what are the factors that are related to deficiencies in internal controls associated with irregularities in public health management? For both chapters, the empirical evidence was obtained in the reports prepared by the Courts of Accounts of the Brazilian states, for the period 1999-2015, corresponding to 808 reports from 392 Brazilian municipalities. In the first study, data on irregularities in public health management were analyzed qualitatively, starting with a predefined taxonomic model for identifying deficiencies in internal controls. The results of the application of the model showed that the deficiencies in internal controls associated with the public health management of the municipalities are mostly due to an inefficient performance (control failures), inadequate planning and foreign to the reality of the municipalities, unnecessary expenses for the public entity and non-compliance with laws and regulations governing the application of resources with the referred program and the sending of documentation. The conclusion of this study is that there is a need for internal controls to help the good allocation of public resources, according to the legislation and planning of the municipality; in the elaboration of an adequate planning to the local reality; and in the promotion of continued activities to qualify municipal employees for new activities. As a practical implication, it is suggested to deepen the knowledge about the specificities of management in the municipal context. In the second chapter, for the association between explanatory factors and deficiencies in internal controls, variables were collected based on the literature, covering factors about municipal internal control systems (SCI), as well as characteristics of the municipalities. To determine the possible factors, the data collected were submitted to the adjustment of a logistic regression, with selection of the variables through the backward elimination method. The presence of deficiencies in internal controls is associated with low human development in the municipalities, absence of internal controls implemented, or when implemented, little qualified. The discussion provides a potential contribution, especially to supervisory bodies and users of information (mayors, municipal servants, members of municipal councils, citizens, Courts of Accounts, etc.) as inefficiency most often affects the implementation of public policies in municipalities and articulation between agencies and users can intensify the process of combating irregularities in management.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thiago Vitor Ferreira Soares.pdf623,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons