Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38818

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTAROUCO, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Lucia Menezes da-
dc.date.accessioned2020-11-30T17:50:52Z-
dc.date.available2020-11-30T17:50:52Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Lucia Menezes da. O Programa Incluir e a acessibilidade na UFPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38818-
dc.description.abstractEste trabalho descreve o arcabouço teórico e prático das ações políticas previstas no Programa Incluir, verifica os entraves à sua implementação e expõe as barreiras à acessibilidade na UFPE. A análise é feita a partir dos dados da pesquisa realizada nos campi de Recife, com alunos e servidores com deficiência e gestores. O problema de pesquisa emergiu do questionamento: como o Programa Incluir contribui para a acessibilidade da UFPE? E das indagações decorrentes: quais as barreiras à acessibilidade existentes na instituição? O que propõem os gestores e pessoas com deficiência para sanar tais problemas? Para tentar entender a problemática, o objetivo do estudo é identificar fatores que dificultam a permanência das pessoas com deficiência e, propor à gestão central da UFPE, ajustes necessários para evitar barreiras à acessibilidade identificadas pelos participantes. É apresentado em três seções que versam sobre política pública educacional; o programa Incluir (acessibilidade na educação superior) e as barreiras à acessibilidade. A metodologia aplicada no estudo de caso sobre a acessibilidade nos campi de Recife da UFPE é feita através da análise descritiva, de forma quantitativa e qualitativa, mediante técnica de verificação das frequências e associação entre as variáveis. As análises dos dados levam à conclusão de que é necessário um rearranjo das ações pró-acessibilidade na UFPE. Nesse sentido, para atenuar danos é apresentada uma proposta simples de intervenção pedagógica para a instituição. Ademais, este trabalho pode contribuir para impulsionar o debate acadêmico acerca das ações inclusivas e estimular novas pesquisas neste e noutros organismos análogos de ensino superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleO Programa Incluir e a acessibilidade na UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0318415267264519pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3456458764216995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis work describes the theoretical and practical framework of the political actions foreseen in the Incluir Program, verifies the obstacles to its implementation and exposes the barriers to accessibility at UFPE. The analysis is based on data from the research carried out on the campuses of Recife, with students and servants with disabilities and managers. The research problem emerged from the question: how does the Incluir Program contribute to UFPE's accessibility? And the resulting questions: What are the barriers to accessibility existing in the institution? What do managers and people with disabilities propose to solve these problems? To try to understand the problem, the objective of the study is to identify factors that hinder the permanence of people with disabilities and, to propose to the central management of UFPE, necessary adjustments to avoid barriers to accessibility identified by the participants. It is presented in three sections that deal with public educational policy; the Incluir program (accessibility in higher education) and barriers to accessibility. The methodology applied in the case study is done through the descriptive analysis, in a quantitative and qualitative way, through the technique of verification of the frequencies and association between the variables. Data analysis leads to the conclusion that a rearrangement of pro-accessibility actions at UFPE is necessary. In this sense, to mitigate damages, a simple pedagogical intervention proposal for the institution is presented. In addition, this work can contribute to stimulate the academic debate about inclusive actions and stimulate new research in this and other similar higher education organizations.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Lucia Menezes da Silva.pdf2,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons