Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCALDAS JUNIOR, Arnaldo de França-
dc.contributor.authorSOUTO, Inês Patrícia Guedes-
dc.date.accessioned2020-11-30T20:54:59Z-
dc.date.available2020-11-30T20:54:59Z-
dc.date.issued2020-09-08-
dc.identifier.citationSOUTO, Inês Patrícia Guedes. Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843-
dc.descriptionSOUTO, Inês Patrícia Guedes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, I. P. F.pt_BR
dc.description.abstractA inserção da atenção saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família indiscutivelmente ampliou o acesso ao serviço odontológico. A avaliação em saúde, em especial à saúde bucal, auxilia no processo de planejamento, e tomada de decisão. Neste sentido, a opinião do usuário pode ser um instrumento para auxiliar esses processos de gestão. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliar, comparativamente, a qualidade do serviço odontológico através da percepção dos usuários das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família no município do Recife. Trata-se de um estudo de avaliação com delineamento analítico e transversal, de natureza quantitativa com uso de dados primários, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. Utilizou-se o questionário já validado QASSaB, realizado com 80 usuário nas Upinhas 24 horas e 80 usuários das Unidades de Saúde da família. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico Stata, versão 15.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Para todas as análises foi utilizado o nível de significância de 5%. Observou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços odontológicos prestados tantos nas Upinhas 24 horas, como também, nas Unidades de Saúde da família, porém, de forma mais enfática, as dimensões do tratamento dispensado pelo cirurgião dentista na Unidades denominada Upinhas 24 horas, limpeza da recepção/sala de espera das unidades e limpeza dos banheiros, foram avaliadas mais positivamente. Conclui-se que os usuários, comparativamente, em várias dimensões estão satisfeitos com os serviços odontológicos dos dois modelos de Unidades participantes do estudo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleQualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMENEZES, Tatiane Almeida de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7347418750940328pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1742069807538716pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao e Economia da Saudept_BR
dc.description.abstractxThe insertion of oral health care in the Family Health Strategy undoubtedly expanded access to dental services. The evaluation of health, especially oral health, assists in the planning and decision-making process. In this case, the user's opinion can be an instrument to assist these management processes. Therefore, this study aimed to evaluate the quality of dental service through the comparison and perception of users of the 24-hour Upinhas and family health units in the city of Recife. This involves an evaluation study with analytical and crosssectional delineation, of quantitative nature with the use of primary data, according to the Donabedian model referring to the result. It was used the questionnaire already validated QASSaB, conducted with 80 users in the 24-hour Upinhas and 80 users of the Family Health Units. Data analysis was performed through the stata statistical program, version 15.0, in a descriptive and analytical stage. For all analyses, the significance level of 5% was taken into account. It was observed that the users are satisfied with the quality of dental services provided both in the 24-hour Upinhas, as well as in the family health units, but more emphatically, the dimensions of the treatment provided by the dentist in the Units called Upinhas 24 hours, cleaning of the reception/waiting room of the units and cleaning of the bathrooms, were evaluated more positively. It is concluded that the users, comparatively, in various dimensions are satisfied with both dental services of the models of Units participating in the study.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5982392759349128pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons