Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorCOSTA, Douglas José Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-11-30T21:04:02Z-
dc.date.available2020-11-30T21:04:02Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Douglas José Gonçalves. Músicos intelectuais: música e sociedade no Recife (1918-1937). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38844-
dc.description.abstractA mudança de uma arte artesanal para uma arte de artista implicou várias mudanças na profissão do músico e nas concepções sobre música. A crescente modernização da sociedade alterou vários aspectos das relações sociais. Uma delas foi a crescente autonomização das esferas culturais. Esse trabalho propõe-se a investigar a relação entre a formação de um campo musical, o modernismo e as representações sobre a identidade nacional nos debates sobre a música na cidade do Recife entre os anos 1918-1937. Essa investigação deu-se por meio da observação das trajetórias de quatro dos principais músicos de Recife e a análise de suas representações sobre música e sociedade na imprensa. Da análise dos objetivos e estrutura de funcionamento das instituições musicais de Recife. E, por fim, do debate dos sentidos e relações entre as categorias do gosto, cultura, progresso/desenvolvimento e nação brasileira. Assim, verificou-se que os músicos estudados tiveram uma formação nos moldes europeus, se beneficiaram ou sofreram com as alianças políticas, foram também intelectuais mediadores que diante das condições que enfrentaram, não puderam trabalhar apenas como concertistas e compositores. Dialogaram com outros intelectuais de outras áreas, sobretudo os modernistas e os regionalistas, e buscaram desenvolver um pensamento próprio. Através desse pensamento, justificavam a intervenção social e mobilizavam grupos de poder. Pensamento este cheio de ambiguidades que variavam de sentido conforme o grupo ou o desejo de ação. Portanto, eles buscaram com essas ações e representações, educar o público, tanto o povo e as elites, refletir sobre o papel da música na sociedade, os efeitos do capitalismo na música, a função do crítico e sobre as composições de sua época. Destarte, procuraram se reposicionar numa sociedade em vias de modernização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco - Históriapt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectMúsicospt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.titleMúsicos intelectuais : música e sociedade no Recife (1918-1937)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4265765278414494pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299027485408607pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe change from artisan art to an artist's art implied several changes in the musician's profession and in the conceptions about music. The growing modernization of society has altered several aspects of social relations. One of them was the growing autonomy of cultural spheres. This work aims to investigate the relationship between the formation of a musical field, modernism and representations of national identity in the debates about music in the city of Recife between the years 1918-1937. This investigation took place through the observation of the trajectories of four of the main musicians in Recife and the analysis of their representations about music and society in the press. Analysis of the objectives and operating structure of musical institutions in Recife. And, finally, the debate on the meanings and relationships between the categories of taste, culture, progress / development and the Brazilian nation. Thus, it was found that the studied musicians had a European formation, benefited or suffered from political alliances, were also intellectual mediators who, faced with the conditions they faced, could not work only as concertists and composers. They dialogued with other intellectuals from other areas, especially modernists and regionalists, and sought to develop their own thinking. Through this thought, they justified social intervention and mobilized groups of power. This thought was full of ambiguities that varied according to the group or the desire for action. Therefore, they sought with these actions and representations, to educate the public, both the people and the elites, to reflect on the role of music in society, the effects of capitalism on music, the role of the critic and on the compositions of his time. Thus, they sought to reposition themselves in a society undergoing modernization.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Douglas José Gonçalves Costa.pdf2,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons