Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38848

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Anderson Gomes de-
dc.contributor.authorFARIAS, Elisangela de-
dc.date.accessioned2020-11-30T21:15:45Z-
dc.date.available2020-11-30T21:15:45Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationFARIAS, Elisangela de. Self, autoconceito e eu estendido: um estudo acerca do consumo de cafés especiais pelos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow food. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38848-
dc.description.abstractO movimento slow food vem ganhando atenção, no meio acadêmico, sendo o consumo de cafés especiais um dos tipos relevantes de alimentos a ser investigado neste contexto. Dito isto, esta investigação tem por objetivo analisar como o autoconceito e o eu estendido podem impactar na relação de consumo de cafés especiais dos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow food. O comportamento do consumidor vem se moldando aos hábitos alimentares dos indivíduos, com isso, nota-se uma transformação e preocupação com alimentos mais naturais. Diante disto, acentua-se o interesse por um sistema produtivo mais sustentável e a compreensão dos aspectos cognitivos do self neste cenário. Para atingir essa finalidade, utilizou-se da abordagem qualitativa, visando ao atendimento dos objetivos propostos. Outrossim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com consumidores de cafés especiais pernambucanos, analisadas a partir da análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram a identidade do indivíduo, voltada ao aspecto social e pertencimento de grupos, como sendo fator de impacto para formação da identidade dos consumidores de café especial. Isto enfatiza a importância deste alimento para essa transformação, de modo a incentivar os segmentos de mercado, que tenham como propósito criar experiências que vão além das expectativas dos indivíduos, a conseguirem adentrar no mais íntimo do seu eu para trazer à tona a forma como o mesmo se vê, de como ele é percebido ou de como ele quer ser percebido. Para o turismo abre, dentre várias opções, trabalhar a experiência voltada à vivência do café, a exemplo do que é feito com o vinho no sul no Brasil. Compreende-se que a principal contribuição desta pesquisa foi fornecer respaldo teórico-empírico acerca do self e suas extensões, autoconceito e o eu estendido, no consumo de cafés especiais, de modo que pesquisadores, organizações e profissionais possam conhecer o aspecto identitário do consumidor, bem como fazer uso destes aspectos cognitivos estrategicamente em suas ações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSelfpt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectCafés especiaispt_BR
dc.titleSelf, autoconceito e eu estendido : um estudo acerca do consumo de cafés especiais pelos consumidores pernambucanos adeptos ao movimento slow foodpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6963029593114606pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046828379483932pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThe slow food movement has gained attention in academia, with the consumption of specialty coffees being one of the relevant types of food to be investigated in this context. For that reason, this investigation aims to analyze how the self-concept and the extended self can impact the specialty coffee consumption ratio by consumers from Pernambuco, who are followers of the slow food movement. Consumer behavior has been molding to the eating habits of individuals, with a noticeable transformation and concern with more natural foods. In view of this, the interest in a more sustainable production system and the understanding of the cognitive aspects of the self are emphasized in this scenario. In order to achieve this purposse, a qualitative approach was used, aiming to attain the propossed objectives. In addition, semi-structured interviews were conducted with consumers of specialty coffee from Pernambuco, which were analyzed based on thematic content analysis. The results point to the individual's identity, focused on social aspect and group belongingness , as an impact factor for the formation of the specialty coffee consumers indentity. This emphasizes the importance of this food for this transformation, in order to encourage market segments that have the purposse of creating experiences that go beyond the expectations of individuals and are able to enter into the most intimate of them, in order to bring out the way they see themselves, how they are perceived or the way they want to be perceived. For tourism, among other options, it is possible to work on coffee experience, the same way it is done with wine in southern Brazil. It is understood that the main contribution of this research is to provide theoretical-empirical support about the self and its extensions, self-concept and extended self, in specialty coffee consumption, so that researchers, organizations and professionals are able to know the identity aspect of the consumer as well as making use of these cognitive aspects strategically in their actions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elisângela de Farias.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons