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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorMAIA, Flávio Nunes de Araújo-
dc.date.accessioned2020-11-30T21:20:24Z-
dc.date.available2020-11-30T21:20:24Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationMAIA, Flávio Nunes de Araújo. Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849-
dc.description.abstractO debate sobre a exibição afetiva de homossexuais em festividades carnavalescas ainda é complexa e gera muitas críticas por parte de algumas pessoas na sociedade. Procurando entender parte dessa discussão sob a ótica do consumo no contexto do turismo, esta pesquisa investigou de que maneira um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval, influencia na formação da imagem do destino e intenção de visita-lo por parte de turísticas heterossexuais e homossexuais. Por meio de um survey online com inserção de estímulos textuais e visuais, 599 pessoas contribuíram com as respostas. As análises dos dados foram realizadas a partir de estatísticas descritivas e análise de variância. Os resultados revelaram que, ao observarem as imagens e textos que fazem menção a exibição de pessoas homossexuais se acariciando, os heterossexuais formaram uma imagem do destino turístico menos positiva em relação aos homossexuais. O comportamento semelhante, porém mais expressivo, também foi observado em relação a intenção de visitar o local no período de carnaval, tendo os homossexuais maior intenção de visitar do que os heterossexuais. Foram observadas ainda variações nas respostas de imagens cognitivas e afetivas entre os grupos hetero e homossexuais. É possível concluir que apesar de um destino turístico desenvolver estratégias para atrair os turistas para as festividades do carnaval, aspetos relacionados ao contexto social, especificamente, ao conservadorismo e preconceito típicos de uma cultura tida tradicional, pode influenciar na formação da imagem e intenção de visitar o local quando estão inseridas em contextos de diversidade sexual. Este estudo contribuiu com a literatura ao evidenciar que a exibição de comportamento homo afetivos influencia na formação da imagem tanto de heterossexuais quanto de LGBTQI+, sendo que os heteros são mais resistentes a esse tipo de exposição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem de destinopt_BR
dc.subjectIntenção de visitarpt_BR
dc.subjectPúblico LGBTQI+pt_BR
dc.titleImagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnavalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0010700719445679-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6073389370524247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThe debate about the affective display of homosexuals in carnival festivities is still complex and generates much criticism from some people in society. Seeking to understand part of this discussion from the perspective of consumption in the context of tourism, this research investigated how a tourist destination associated with the LGBTQI + public during the carnival period, influences the formation of the destination image and the intention of visiting it on the part of heterosexual and homosexual tourists. Through an online survey with insertion of textual and visual stimuli, 599 people contributed the answers. Data analysis was performed using descriptive statistics and analysis of variance. The results revealed that, by observing the images and texts that mention the display of homosexual people caressing themselves, heterosexuals formed an image of the tourist destination less positive in relation to homosexuals. Similar, but more expressive, behavior was also observed in relation to the intention to visit the place during the carnival period, with homosexuals having a greater intention of visiting than heterosexuals. There were also variations in the responses of cognitive and affective images between hetero and homosexual groups. It is possible to conclude that although a tourist destination develops strategies to attract tourists to the carnival festivities, aspects related to the social context, specifically, to the conservatism and prejudice typical of a traditional culture, can influence the formation of the image and intention to visit the place when they are inserted in contexts of sexual diversity. This study contributed to the literature by showing that the display of homo affective behavior influences the image formation of both heterosexuals and LGBTQI +, being that heteros are more resistant to this type of exposure.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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