Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38892
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Francimar Martins | - |
dc.contributor.author | MELO, Maria da Conceição Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T20:05:54Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T20:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria da Conceição Costa. Educação e homossexualidade em sociedade canavieira: o controle e a regulação da homossexualidade em Escola do Estado de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38892 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de Doutorado em Educação investiga como ocorre o controle e a regulação da homossexualidade em estabelecimento de ensino situado na Zona da Mata Norte, do Estado de Pernambuco. No interior de uma sociedade historicamente marcada por uma cultura machista e patriarcal instituída por um projeto civilizador do monocultivo da cana de açúcar e associadas à religiosidade, aos padrões morais, sociais burgueses e a cientificidade higienista, o discurso opera sob a homossexualidade colocando-a na condição de doença, perversão e/ou pecado. Como referencial teórico recorremos às contribuições, sobretudo, do filósofo Michel Foucault que, em sua trajetória, dialogou com a Psiquiatria, a História, o Direito, a Sociologia, a Linguística, a Biologia, a Literatura, a Filosofia e as Artes, bem como as de outros/as teóricos/as que dialogam com o pensamento foucaultiano. Para obtenção do corpus empírico, a fim de analisar como ocorre esse controle e regulação da homossexualidade em estabelecimento de ensino localizado nesta sociedade canavieira, utilizamos duas técnicas: observação e entrevista. Para dar conta da análise empreendida, assumimos os seguintes objetivos específicos: Elucidar as relações de poder e de saber que posicionam e atravessam os sujeitos nos contextos espaciais observados no interior da escola; Descrever como ocorre o controle e regulação do discurso sobre homossexualidade e suas múltiplas relações com o poder e saber; Evidenciar as formações discursivas em que as séries de enunciados proferidos se apoiam e; Descrever algumas experiências de jovens estudantes e alunos egressos indicando certos efeitos de discursos circulantes na família, na comunidade e, sobretudo, da escola em suas vidas. Os resultados obtidos são de extrema relevância para se projetar ações para a cultura do respeito com vistas a assegurar direitos a todos os indivíduos sem qualquer discriminação como prescreve os dispositivos legais que fundamenta a escola. Além disso, os resultados evidenciam que as autoridades do discurso educacional e alunos/as forjados pelas relações de poder e saber de cunho higienista e religioso mantêm o controle e a regulação da homossexualidade, por meio da profusão de seus ditos ou ausência deles se vigia, examina e se reproduz a norma. A maioria dos ditos proferidos se apoia em formação discursiva que a posiciona na condição de anormalidade. Na condição de efeitos da ordem discursiva, os indivíduos se configuram como sujeitos históricos de uma sociedade e determinada época. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Educação e homossexualidade em sociedade canavieira : o controle e a regulação da homossexualidade em Escola do Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4139901813102273 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3496051954346908 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This PhD research in Education investigates how the control and regulation of homosexuality in a teaching establishment located in Zona da Mata North of the State of Pernambuco. Within a society historically marked by a male chauvinist and patriarchal culture instituted by a civilizing project of the monoculture of sugar cane and associated with religiosity, moral, social, bourgeois patterns and hygienist scientificity, discourse operates under homosexuality placing it in the condition of sickness, perversion and / or sin.As theoretical reference the contributions, especially from the philosopher Michel Foucault, whereas in its trajectory dialogue on Psychiatry, History, Law, Sociology, Linguistics, Biology, Literature, Philosophy and the Arts, as well as those of other theoretical dialogue with Foucauldian thinking. To obtain the empirical corpus in order to analyze how this control and regulation of homosexuality occurs in the establishment located in this sugarcane society, we used two techniques: observation and interview. In order to account for the analysis undertaken, we following specific objectives: Elucidate the relations of power and knowledge that position and they cross the subjects in the spatial contexts observed in the school; Describe how the control and regulation of discourse on homosexuality and its multiple relations with power and knowledge; Evidence discursive formations in the series of utterances uttered support and describe experiences of young students and graduates indicating certain circulating discourses in the family, in the community, and especially in school in their lives. The results obtained are extremely relevant for designing actions for the culture of the with respect to ensuring rights for all individuals without any discrimination as it prescribes the legal provisions that underpin the school. Beyond Moreover, the results show that the authorities of the educational discourse and students forged by the relations of power and knowledge of a hygienist and religious control and regulation of homosexuality, through the profusion of their sayings or absence of them is monitored, examined and reproduced the norm. Most of the said statements is based on discursive formation that positions it in the condition of abnormality. At condition of the discursive order, the individuals are configured as subjects of a society and a particular epoch. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Maria da Conceição Costa Melo.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons