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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38893

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSOBRAL, Pâmela Maciel-
dc.date.accessioned2020-12-11T20:09:54Z-
dc.date.available2020-12-11T20:09:54Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationSOBRAL, Pâmela Maciel. Role Playing Game (RPG) como método avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de saberes matemáticos de forma lúdica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38893-
dc.description.abstractO ato de avaliar é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, apesar da sua importância, geralmente, é um tema polêmico e controverso, pois para uns é um momento privilegiado, enquanto, para outros, é um acerto de contas. Compreender o sentido da avaliação formativa-reguladora possibilita realizar uma avaliação mais justa e acessível aos sujeitos, pois considera a sua relação consigo, com o outro e com o saber. O presente trabalho propõe utilizar o RPG (Role Playing Game) como proposta didática avaliativa, numa perspectiva de avaliação formativa-reguladora dos resultados das aprendizagens realizadas, percebendo como o aluno relacionou os conceitos trabalhados e se consegue aplicá-lo em outros contextos, de forma lúdica e motivadora. Assim, a avaliação considerará as relações com o saber, o fazer e o ser, embasadas teoricamente por Bernard Charlot, Neus Sanmartí, Janssen Felipe da Silva, Dino Salinas entre outros, propondo o uso do jogo de RPG. Desta forma, construiu-se o jogo de RPG ‘Aventura Pirata’ abordando determinados conteúdos matemáticos e em seguida propô-se aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que participasse das oficinas, com o intuito de analisar como o uso do RPG nas potenciais possibilidades de interação direta entre aluno-aluno, aluno-conteúdo e aluno-professor podem contribuir no processo avaliativo formativo-regulador. Sendo este um estudo de natureza empírica com característica de pesquisa-ação e, para a coleta dos dados utilizou-se: análise das seções de jogos, questionários semiestruturados e fichas de avaliação com pareceres/justificativas para cada encontro, por participante e de cada jogador. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram explorados segundo a Análise do Conteúdo e observou-se que o uso do RPG como proposta avaliativa possibilita de forma lúdica e motivante a realização da avaliação formativa-reguladora de conteúdos matemáticos, além de evidenciar a efetividade da aprendizagem dos mesmos (quando o aluno é capaz de transpor o conhecimento da sala de aula a outros contextos não didáticos). Logo, apesar das dificuldades apresentadas o jogo de RPG pode e deve ser alvo de futuras pesquisas em âmbito pedagógico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacional (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectJogos educativos (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemática (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleRole Playing Game (RPG) como método avaliativo no processo de ensino e aprendizagem de saberes matemáticos de forma lúdicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6993766721967765pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe evaluation act is essential in the learning and teaching process, however, despite its importance, usually, it’s a controversial thematic, because whereas for some it’s a great moment, for others, it’s a hell to pay. Understanding the formative-regulatory evaluation makes possible to carry out a fairer and more accessible assessment of the subjects, since it considers their relationship with themselves, with others and with the knowledge. This dissertation examines the use of the RPG (Role Playing Game) as a didactic proposal of evaluation, intending a formative-regulatory evaluation of the learning of the students, as well as how they relate the concepts worked in classroom and if they’re able to apply it in other contexts, in a playful and motivating way. Accordingly, the evaluation will consider the relations with the knowledge, the doing and the being, theoretically based on Bernard Charlot, Neus Sanmartí, Janssen Felipe da Silva, Dino Salinas and others, proposing the use of the RPG. In this way, the game of RPG 'Pirate Adventure' was constructed, addressing certain mathematical contents and then it was proposed to the students in the senior year of High School who were participating of the workshops, intending analyze how the use of RPG in direct contact between student-student, student-content and student-teacher can contribute to the formative-regulatory evaluative process. This was an empirical study with an action-research characteristic, and for the data collection was used: analysis of game sections, semi-structured questionnaires and assessment sheets with opinions/justifications for each meeting, answered per each participant/player. The results obtained in this research were explored according to the Content Analysis and it was observed that the use of RPG as an evaluative proposal enables in a playful and motivating way the accomplishment of the formativeregulatory evaluation of mathematical contents, as well as demonstrated the effectiveness of their learning (when the student is able to transpose classroom knowledge into other non-didactic contexts). Therefore, despite the difficulties presented, the RPG game can and should be the subject of future research in the pedagogical field.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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