Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38908
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAMPAIO, Maria Cristina Hennes | - |
dc.contributor.author | ELIAS FILHO, Serquiz | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T18:13:46Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T18:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
dc.identifier.citation | ELIAS FILHO, Serquiz. O acontecimento do ser adolescente em conflito com a lei: uma abordagem discursiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38908 | - |
dc.description.abstract | O fenômeno que nos ocupa, no presente estudo, de caráter qualitativo, é o acontecimento do ser desvelado nos discursos produzidos por adolescentes que cumprem medidas disciplinares de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo Abreu e Lima, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), no Estado de Pernambuco, por atos infracionais cometidos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco (2019) e os critérios de seleção dos sujeitos obedeceram aos parâmetros legais e éticos vigentes e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma análise dialógica (ADD) e filosófica dos discursos desses adolescentes que encontra seus fundamentos na Teoria Dialógica da Linguagem, do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2010b, 2010b, 2011) e de outros membros do Círculo (Valentin Volóchinov (2013, 2017)), bem como no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger (2005) acerca do ser e da linguagem. Ao fazermos o trabalho de escuta, deste conjunto de vozes, buscamos, como objetivo geral, desvelar, nos discursos dos adolescentes em privação de liberdade, o fenômeno do acontecimento do ser-adolescente em conflito com a lei; e, como objetivos específicos, descrever e interpretar, através dos tons emocionais e volitivos, expressos em seus discursos, as relações alteritárias estabelecidas entre um eu-para-mim, um eu-para-o-outro e um outro-para mim; descrever e interpretar, através dos tons emocionais e volitivos, expressos em seus discursos, suas relações subjetivas e intersubjetivas com a situação extra verbal imediata: a família, a instituição socioeducativa que os acolhe e a sociedade como um todo. Os resultados desvelaram a emergência de cinco temas: 1) a vida no crime e sua consequente relação com a morte; 2) a forma pela qual o adolescente em conflito com a lei avalia a sua culpa e a sua responsabilidade; 3) a privação da liberdade; 4) o trabalho como perspectiva de futuro; 5) a educação como caminho para a mudança e a redenção. Concluímos que existe uma relação direta entre criminalidade e a preocupação constante com a própria morte, constituindo-se, tal relação, em um dos modos de ser (Dasein) desses adolescentes; os adolescentes não se sentem culpados e responsáveis pelos seus atos infracionais e nem manifestam empatia com o outro ou a vida alheia; os adolescentes expressam, em seus discursos, angústia e saudade, não se identificam ou demonstram empatia com a Funase, demonstrando ressentimento pela privação da liberdade, ainda que reconheçam que a instituição ofereça possibilidade de crescimento formativo e de mudança comportamental positiva; o conflito existencial do ser-adolescente acaba por acarretar implicações para o conflito discursivo entre o eu e o outro e para o reconhecimento dos atos infracionais praticados; o trabalho representa, para os adolescentes, um projeto de vir-a-ser no qual eles se veem numa vida diferente daquela na qual se encontram, numa demonstração de que percebem que o trabalho representa uma possiblidade de mudança e de redenção em suas vidas bem como de uma oportunidade de continuidade dos estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Ser-aí (Dasein) | pt_BR |
dc.title | O acontecimento do ser adolescente em conflito com a lei : uma abordagem discursiva | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6800632919674542 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8292323487800280 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this qualitative reasearch, the phenomenon studied is the situation of being unveiled in discourses produced by adolescents who comply with measures of disciplinary internment for infractions committed at Centro de Atendimento Socioeducativo Abreu e Lima, of Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) in Pernambuco. The project to this reasearch was approved by Ethics Committee from Universidade Federal de Pernambuco (2019) and its criteria for selecting subjetcs obeyed to legal and ethics current parameters and Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). It is about a philosophical and dialogical analysis (DDA) of the discourses of these adolescents based on the Dialogical Theory of Language by the russian philosopher Mikhail Bakhtin (2010b, 2010b, 2011) and other members of the Bakhtin’s Circle (Valentin Volóchinov (2013, 2017)), as well as the thought of the German philosopher Martin Heidegger (2005) about being and language. While listening to this voices, the main purpose was to unveil the phenomenon of being-adolescent in conflict with the law in the discourses of adolescents in deprivation of freedom; and as specific objectives, through the emotional and volitional tones expressed in their speeches, the intention was to describe and interpret the alteritarian relations established between I-for-myself, I-for-the-other and other-for-me; and through the emotional and volitional tones expressed in their speeches, the point was to describe and interpret their subjective and intersubjective relations with extra verbal situation: the family, the socio-educational institution that welcomes them and whole society. The emergence of five themes was evidenced by the reasearch results: 1) life in crime and its consequent relationship with death; 2) the way in which the adolescent in conflict with law evaluates his guilt and responsibility; 3) deprivation of liberty; 4) work as a perspective for the future; 5) education as a path to change and redemption. The conclusions are that there is a direct relationship between crime and concern about death, promulgating a relationship in one of the ways of existence (Dasein) of these adolescents; they do not feel guilt and responsible for their infractions nor do they show empathy with the other or life of others; in their discourse, these adolescents express anguish and missing, but they do not identify or show empathy with the Funase, demonstrating dudgeon for the deprivation of freedom, even though they recognize the possibility of formative growth and positive behavioral change offered by the institution; the existencial conflict of being-adolescent generates implications for the discursive conflict between the I and the other and for recognition of infractioned acts committed; for these adolescents working represents a project of becoming, which one they see themselves in a different life that they are, in a demonstration that they realize that work represents a possibility of change and redemption in their lives, as well an opportunity of keep studying. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Serquiz Elias Filho.pdf | 821,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons