Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38950

Compartilhe esta página

Título: Isolamento, purificação e caracterização de metabólitos secundários de Pyitorycarpa moniliformis e avaliação de seu potencial biológico
Autor(es): ROCHA, Tamiris Alves
Palavras-chave: Plantas medicinais; Citotoxicidade; Metabólitos secundários
Data do documento: 26-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ROCHA, Tamiris Alves. Isolamento, purificação e caracterização de metabólitos secundários de Pyitorycarpa moniliformis e avaliação de seu potencial biológico. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Pityrocarpa moniliformis é uma planta endêmica da caatinga, bioma que apresenta várias espécies vegetais com grandes propriedades biológicas. Essa espécie demonstrou uma elevada atividade antimicrobiana e antioxidante. Muitas dessas plantas são utilizadas empiricamente, devidos às diversas substâncias, produzidas através de seu metabolismo secundário, que são fontes de recursos terapêuticos. No entanto, a maioria das espécies empregadas no tratamento de doenças não possui respaldo cientifico quanto à eficácia e segurança, nem se conhecem seus efeitos tóxicos. Desta forma ensaios para avaliar a toxicidade e a atividade genotóxica desses compostos são necessários para promover uma segurança na utilização desses terapêuticos. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antioxidante e antimicrobiana de extratos orgânicos de P. moniliformis obtidos a partir de diferentes métodos de extração e solventes, bem como avaliar sua toxicidade, citotoxicidade e efeitos genotóxicos e identificar os compostos que apresentam potencial atividade. Os extratos orgânicos foram obtidos através das seguintes técnicas: Maceração, Soxhlet, Flúido Supercrítico, Ultrassom e extrator automático (ASE), com os solventes ciclohexano, acetato de etila e metanol. As atividades antioxidantes foram realizadas pelos métodos ATT, DPPH, ABTS e FRAP. Os extratos com melhores atividades foram submetidos a cromatografia Flash e Cromatografia de alta eficiência. Os testes antimicrobianos foram feitos com cepas bacterianas gram-positivas e gram-negativas e o antibiofilme com Staphylococcus aureus. Os animais (machos) receberam por via oral a dose 2000 mg/kg do extrato para a avaliação da toxicidade aguda e 1000 mg/kg do extrato para os ensaio de genotoxicidade pelo teste de micronúcleo e ensaio cometa. A citotoxicidade foi realizado pelo método do MTT, utilizando as linhagens de células J774.A1 e HEK-293. Os extratos metanólicos apresentaram maior ação antioxidante, sendo o extrato ASE que demostrou os melhores resultados, sendo a atividade de suas frações potencializadas. Os extratos orgânicos também apresentaram atividade antimicrobiana e antibiofilme significativas. Além disso, os animais não apresentaram sinais de toxicidade aguda. Nas análises bioquímicas também não foram observadas alterações. E em relação ao exame histopatológico, observaram-se alterações no fígado e rins. Os extratos não mostraram diferenças significativas para os ensaios citotóxicos e genotóxico quando comparados com o controle. Conclui-se então, que o os extratos orgânicos de P. moniliformis apresentam um potencial farmacológico promissor, necessitando de testes adicionais para potencializar esses resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38950
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tamiris Alves Rocha.pdf10,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons