Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38958
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAUJO, Oriana Maria Duarte de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE NETO, Francisco Modesto | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T20:36:37Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T20:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE NETO, Francisco Modesto. Enquanto a interface vira corpo: considerações sobre a construção do corpo gay na contemporaneidade digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38958 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar a construção do corpo gay no Grindr, aplicativo móvel para busca de parceiros amorosos e sexuais principalmente entre homens gays e bissexuais. Partindo de minhas próprias experiências ao utilizá-lo, tomo como base a teoria corpomídia, de Christine Greiner e Helena Katz, que coloca o corpo como mídia de si num processo constante de co-evolução com o ambiente através de processos de contaminação. Ressalto o Grindr enquanto interface que incorpora aspectos que vão além do sensorial, construída continuamente tanto por quem a projeta como por quem a usa. Em seguida, relaciono a teoria sobre a virtualidade, de Pierre Levy, e a pesquisa etnográfica de Richard Miskolci sobre a busca de parceiros em plataformas digitais entre homens gay, destacando as práticas e técnicas homoafetivas como virtualizadoras desses corpos. Por fim, aponto também no Grindr alguns aspectos de um poder disciplinar, teorizado por Foucault, que se faz presente de formas mais brandas e mais sutis. Concluo esta dissertação observando os processos de virtualização e das disciplinas no Grindr pela lente da teoria corpomídia. Adicionalmente, utilizo Salomé, personagem de Oscar Wilde, como alegoria para descrever meu ponto de vista sobre dinâmicas e poder que identifico no aplicativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grindr | pt_BR |
dc.subject | Corpomídia | pt_BR |
dc.subject | Virtualização | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas | pt_BR |
dc.title | Enquanto a interface vira corpo: considerações sobre a construção do corpo gay na contemporaneidade digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1324370549565389 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7982763946400047 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work had the objective of analysing the construction of the gay body on Grindr, mobile app for searching love and sexual partners among bissexual and gay men. Starting from my own experiences with the app, I use as foundation the bodymedia theory, by Christine Greiner and Helena Katz, that brings the idea of the body as a medium of itself in constant co-evolution with the environment through contamination processes. I highlight the Grindr as an interface that embodies not only sensorial features and that is continuously built both by those who design it as well as those who use it. Next, I put in relation the Pierre Levy’s theory about virtuality and the ethnographic research by Richard Miskolci on the searching for partners by gay men on digital platforms, pointing out the homosexual practices and techniques as virtualization agents of those bodies. Finally, I also identify on Grindr some aspects of the disciplines, approached by Foucault, that are present on the app in a more subtle and softer way. I then conclude this work observing the virtualization and disciplines processes on Grindr through the lens of the bodymedia theory. Furthermore, I use Salomé, Oscar Wilde’s character, as an allegory to describe my point of view about the power dynamics the I identify on the app. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Francisco Modesto Andrade Neto.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons