Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38980
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Rosangela Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T17:54:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T17:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rosangela Vieira de. Design e imagem: uma experiência do olhar a partir da perspectiva de Aby Warburg. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38980 | - |
dc.description.abstract | Esta tese propõe um olhar sobre as imagens no design, a partir da perspectiva do historiador da arte alemão Aby Warburg e das pranchas de imagens apresentadas no seu atlas Mnemosyne. O problema desta pesquisa surgiu da inquietação diante do não-saber da imagem, a qual não encontra respostas através dos modelos apresentados pelo design. E a questão central que esta investigação procura responder, é se seria possível, através da abordagem realizada por Aby Warburg para o estudo da imagem, encontrar respostas para a inquietação diante das imagens no design? A justificativa para escolha do estudo da imagem e da abordagem proposta por Warburg parte pela necessidade de ampliar as áreas de pesquisa no design, as quais possibilitem ao pesquisador expandir sua forma de olhar. A aposta é que através da forma como Warburg estudou as imagens, o design, mas precisamente o design gráfico, possa ter uma perspectiva diferente para recolocar as questões de pesquisa; a partir de uma experiência do olhar que suscite experimentar novas perguntas, e permita incorporar um saber silencioso, intuitivo, o qual busca captar algo além das formas. Os resultados obtidos através dos exercícios experimentais realizados mostraram que o pensamento de Aby Warburg ainda é válido para pensar as imagens, como também, para olhar as imagens no design. Além disso, a partir da revisão teórica e dos exercícios realizados, foi possível propor caminhos para que o design possa observar a complexidade da imagem além dos aspectos gráficos e da linha cronológica do tempo. Um olhar que solicita deslocamentos, para que se possa ampliar as fronteiras do saber, e abrir espaço para o inesgotável das relações que as imagens suscitam. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Warburg | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Páthos | pt_BR |
dc.subject | Olhar | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | Design e imagem : uma experiência do olhar a partir da perspectiva de Aby Warburg | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5667183561761833 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9871981994349128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis proposes a look at the images in the design, from the perspective of the German art historian Aby Warburg and the image panels presented in his atlas Mnemosyne. The problem of this research arose from the concern about not knowing the image, which does not find answers in the design. The central question that this investigation seeks to answer is whether it would be possible, through the approach taken by Aby Warburg to study the image, to find answers to the uneasiness before of the image in the design? The justification for choosing the study of the image and the perspective by Warburg emerged from the need to expand the areas of research in design, making it possible to increase the look of the researcher. The bet is that through the Aby Warburg's studies, the design may have a different perspective to put the research questions back; from an experience of looking that lets the try new questions and also allows to incorporate a silent, intuitive knowledge, which seeks to capture something beyond the forms. The results obtained through the experimental exercises carried out showed that Aby Warburg's thinking is still valid for thinking about images, as well as for looking at them in the design. Besides, from the theoretical review and the exercises performed, it was possible to propose ways for the researcher to observe the complexity of the image beyond the graphic elements and the timeline. A look that calls for shifts, so that the frontiers of knowledge can be enlarged and make room for the inexhaustible relationships that the images evoke. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rosângela Vieira de Souza.pdf | 9,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons