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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38989

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Daniella Rodrigues de-
dc.contributor.authorFARIAS, Mônica Lilian de-
dc.date.accessioned2021-01-07T18:22:03Z-
dc.date.available2021-01-07T18:22:03Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.citationFARIAS, Mônica Lilian de. Reflexões a cerca da formação de professores(as) do AEE voltada à complementação do ensino de matemática ao(à) aluno(a) com deficiência intelectual na rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38989-
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi compreender como tem se constituído a formação do(a) professor(a) do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com vistas à complementação do ensino de matemática à aluna e ao aluno com deficiência intelectual, a partir da análise dos discursos dos(as) professores(as) do AEE, atuantes em escolas da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. O referencial teórico partiu de discussões sobre o campo da formação de professores do AEE ancoradas em Mantoan (2003, 2011), Alves (2006), Januzzi (2006), Sassaki (2006), Mendes (1995, 2006, 2010) e Mazzota (2001), bem como de uma perspectiva pós-estruturalista evidenciada pela Análise do discurso (AD) e apoiada em Orlandi (2009), Gill (2002), Oliveira (2018) e Pêcheux (1997). A AD subsidiou a escolha da abordagem qualitativa materializada em entrevistas semiestruturadas, análises documental e bibliográfica. Como resultado, identificamos que não está havendo uma consolidação do que é trazido nos documentos que norteiam o AEE, dado que essas formações estão ocorrendo em caráter pontual e não de maneira contínua. Percebemos que as participantes da pesquisa indicaram a necessidade de formações tanto sobre deficiência intelectual quanto na área da complementação do ensino de matemática para essas alunas e esses alunos, visto que os(as) mesmos(as) não tiveram em suas formações iniciais nem nas continuadas subsídios sobre o assunto. Nessa perspectiva, pudemos observar que as participantes se sentem despreparadas para desenvolver o trabalho com alunos(as) com deficiência intelectual e explanam insegurança nessa atuação, ocorrendo, então, um comprometimento da atuação das mesmas no desenvolvimento dos seus trabalhos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de educação especial - Formação - Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.titleReflexões a cerca da formação de professores(as) do AEE voltada à complementação do ensino de matemática ao(à) aluno(a) com deficiência intelectual na rede municipal de Santa Cruz do Capibaribept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0512969839910389pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1658117841838353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to see how the teacher training of the Specialized Educational Service (AEE - Portuguese acronym) has been constituted itself in order to complete mathematics’ teaching to the students with intellectual disability, based on the analysis of the AEE teachers’ speeches, the ones who have worked in Santa Cruz do Capibaribe municipality, Pernambuco state, Brazil. The theoretical references came from debates at AEE teacher training area according to Mantoan (2003, 2011), Alves (2006), Januzzi (2006), Sassaki (2006), Mendes (1995, 2006, 2010), and Mazzota (2001), as well as from an overlook of the so-called “post-structuralism”, made clear by discourse analysis (DA), ensured by Orlandi (2009), Gill (2002), Oliveira (2018), and Pêcheux (1997). Discourse analysis has provided the choice of the qualitative approach turned in previously elaborated interviews, bibliographic and documentary analyses. As a result, it was identified that there is no consolidation of what is brought in the documents that have guided the AEE, because such trainings have been carried out according to necessity, occasionaly, and not day by day. It was seen that womanparticipants of the research indicated the need of training related as to intellectual disabilities as to the matematics’ teaching reinforcement area to such students, once they have not had subsidies on the subject neither during their initial training nor during continuous trainings. Taking into consideration such perspective, one can see that woman-participants have not sent themselves ready to deal with intellectually disabled students, besides showing a certain degree of insecurity as regards this work, provoking thus a serious commitment in the development of their work.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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