Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38990

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorVIEIRA, Manuelle Patrícia Ramos-
dc.date.accessioned2021-01-07T18:24:17Z-
dc.date.available2021-01-07T18:24:17Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationVIEIRA, Manuelle Patrícia Ramos. Concepções de professores dos anos iniciais sobre avaliação em ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38990-
dc.description.abstractEsta pesquisa de Mestrado aborda as concepções de avaliação dos professores de Ciências nos Anos Iniciais, perpassando por sua formação inicial, que é o curso de Pedagogia, analisando suas falas e os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula, pois percebe-se que ao longo do ano letivo alguns professores demonstram alguns entraves para avaliar seus estudantes. Tivemos como objetivo geral, analisar as concepções de avaliação e suas relações com o ensino de Ciências na formação dos professores dos Anos Iniciais. E como objetivos específicos: identificar as concepções de avaliação dos professores dos Anos Iniciais em Ciências, apontar os instrumentos avaliativos no ensino de Ciências utilizados pelos docentes dos Anos Iniciais e caracterizar as concepções de avaliação dos professores dos Anos Iniciais de acordo com as Gerações da Avaliação. Trabalhamos com sete professores que lecionavam no 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública de ensino. Destes professores, tivemos 43% que possuem os predicados da terceira geração da avaliação, resgatam os conhecimentos prévios dos estudantes para selecionar os conteúdos, utilizam estratégias diferenciadas para favorecer a compreensão da classe e pensa o processo avaliativo como uma via de mão dupla, avaliam o estudante e fazem autoavaliação do trabalho desenvolvido. No entanto, ainda temos um déficit no Ensino de Ciências, há necessidade de formação continuada direcionada à realidade escolar. Concluímos que a avaliação ainda é vista como um somatório de notas e que os instrumentos avaliativos utilizados servem para ajudar na quantificação da média do bimestre. Que o Ensino de Ciências é relegado a segundo plano, pois o foco do trabalho é Língua Portuguesa e Matemática, devido às avaliações externas. E a formação inicial e continuada precisa inserir elementos mais pedagógicos e de maior compreensão e execução para o professor aprimorar seu trabalho de sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleConcepções de professores dos anos iniciais sobre avaliação em ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0088782956669194pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis Master's research addresses the conceptions of evaluation of Science teachers in the Early Years, going through their initial training, which is the Pedagogy course, analyzing their speeches and the assessment instruments used in the classroom. Because, it is clear that throughout the school year some teachers demonstrate some obstacles to assess their students. We had as a general objective, to analyze the conceptions of evaluation and its relations with the teaching of Sciences in the training of teachers of the Early Years. And as specific objectives: to identify the conceptions of evaluation of the teachers of the Early Years in Science, to point out the evaluation instruments in the teaching of Science used by the teachers of the Early Years and to characterize the conceptions of evaluation of the teachers of the Early Years according to the Evaluation Generations . We work with seven teachers who taught in the 5th year of elementary school, in public schools. Of these teachers, we had 43% who have the predicates of the third generation of assessment, retrieves the students previous knowledge to select the contents, uses different strategies to favor the understanding of the class and thinks the assessment process as a two-way street, evaluates the student and self-assess the work developed. However, we still have a deficit in Science Education, there is a need for continuing education aimed at school reality. We conclude that the evaluation is still seen as a sum of grades and that the evaluation instruments used serve to help in the quantification of the average for the two months. That Science Teaching is relegated to the background, as the focus of the work is Portuguese Language and Mathematics, due to external evaluations. And the initial and continuing education needs to include more pedagogical elements and greater understanding and execution for the teacher to improve his classroom work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manuelle Patrícia Ramos Vieira.pdf901,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons