Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39008

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Rita de Kássia Kramer-
dc.date.accessioned2021-01-11T17:09:31Z-
dc.date.available2021-01-11T17:09:31Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationWANDERLEY, Rita de Kássia Kramer. Da inspiração à interpelação: o discurso fitness no Instagram. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39008-
dc.descriptionWanderley, Rita de Kássia Kramer, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: KRAMER, Rita de Kássiapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a analisar, a partir da perspectiva da Análise do Discurso pêcheuxtiana, o funcionamento discursivo do que se designa discurso fitness a partir do estudo de discursos produzidos por perfis de blogueiras/influenciadoras digitais de saúde, bem-estar e estilo de vida na rede social Instagram no Brasil e na França. A centralidade da imagem do corpo como materialidade significante nas narrativas do eu em contextos digitais inscreve-se nesta pesquisa como condição de produção determinante para se pensar o discurso fitness enquanto formação discursiva. Desse modo, defende-se que se produzem, a partir do lugar discursivo de blogueira fitness, institucionalizações de sentidos determinadas pela ideologia neoliberal, enquanto formação ideológica dominante da Formação Social Capitalista ocidental contemporânea, que produzem discursos sobre como ser bem-sucedido, cuidar de si e como ser saudável a partir da prática de exercícios físicos, da alimentação e da gestão da vida cotidiana em suas disposições psicológicas e práticas. Esses saberes são determinados pela memória de um discurso esportivo que, por sua vez, estabelece a superação de si como ideal moral do corpo e da mente, enquanto, na economia, o discurso empreendedor erige a performance psicológica, física e imagética como balizadores de sucesso dos indivíduos. Assim, finalmente, a partir das materialidades simbólicas imagética e textual no espaço digital, considerando que o discurso é efeito de sentido entre interlocutores, este trabalho descreve e analisa como a formação discursiva fitness é constituída/atravessada na blogagem fitness no Instagram por diversos saberes, entre os quais os determinantes foram descritos-analisados como médico-esportivo, publicitário, cotidiano e da autoajuda empreendedora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso fitnesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectIdeologia neoliberalpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleDa inspiração à interpelação : o discurso fitness no Instagrampt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6407356289076467pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxCe travail propose d'analyser, du point de vue de l'Analyse du Discours de Michel Pêcheux ou brésilienne, le fonctionnement discursif de ce qu'on appelle le discours fitness à partir de l'étude des discours produits par les profils de blogueuses/influenceurs digitaux de la santé, du bien-être et mode de vie sur le réseau social Instagram au Brésil et en France. La centralité de l'image du corps en tant que matérialité signifiante dans les récits de soi dans des contextes numériques est inscrite dans cette recherche comme condition de production décisive pour penser le discours fitness comme une formation discursive. Ainsi, on soutient que, à partir du lieu discursif du blogueuse fitness, des institutionnalisations de significations se produisent déterminées par l'idéologie néolibérale, comme la formation idéologique dominante de la Formation Sociale capitaliste Occidentale contemporaine, qui produisent des discours sur la façon de réussir, de prendre soin de soi-même et comment être en bonne santé à partir de la pratique des exercices physiques, de la nourriture et de la gestion de la vie quotidienne dans ses dispositions psychologiques et pratiques. Ces discours sont déterminés par la mémoire d'un discours sportif qui, à son tour, établit le dépassement de soi comme un idéal moral du corps et de l'esprit, tandis qu'en économie, le discours entrepreneurial érige la performance psychologique, physique et de l’esprit comme indicateurs de réussite des individus. Donc, enfin, à partir de la matérialité symbolique de l’image numérique et des matérialités textuelles dans l'espace numérique, considérant que le discours est un effet de sens entre interlocuteurs, ce travail décrit et analyse comment la formation discursive de fitness est constituée/croisée dans le blog fitness sur Instagram par des formations discursives diverses, parmi lesquels les déterminants ont été décrits-analysés comme des formations discursives sport-médical, publicitaire, quotidienne et entrepreneuriale de développement personnel.pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze, from the perspective of Pêcheuxtian Discourse Analysis, the discursive working of the so-called fitness discourse. The research considers discourses produced by online profiles of bloggers/digital influencers on health, well-being, and lifestyle on the Instagram social network in Brazil and France. The importance of the body image as significant materiality over the narratives of the self in digital texts assume in this research a condition of decisive production to realize the fitness discourse as a discursive formation. Thus, it argues that the discursive spot of fitness blogger institutionalizes meanings which are previous determined by neoliberal ideology as the dominant ideological formation of contemporary Western Capitalist Social Formation. This formation, on its turn, produces discourses on how to be successful, take care of themselves and how to be healthy from the practice of physical exercises, food and the management of daily life in its psychological and practical dispositions. This knowledge is determined by the memory of a sports discourse, which, in turn, establishes the overcoming of oneself as a moral ideal of the body and mind, while, in economics, the entrepreneurial discourse poses psychological, physical and imagery performance as success indicators of individuals. Finally, from the symbolic imagery and textual materialities in the digital space, considering that the discourse is an effect of meaning between interlocutors, this work describes and analyzes how the discursive fitness formation is constituted/embraced in the fitness blog on Instagram by a range of knowledge, among which the determinants were described-analyzed as sports-medical, advertising, daily and entrepreneurial self-help.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rita de Kássia Kramer Wanderley.pdf6,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons