Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39010

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorSOUSA, Luizelene Moreira de-
dc.date.accessioned2021-01-11T17:27:31Z-
dc.date.available2021-01-11T17:27:31Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Luizelene Moreira de. O ensino de História e a participação política de mulheres no Brasil de 1914 a 1945. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39010-
dc.description.abstractEste trabalho disserta sobre o ensino de história e a participação social e política de mulheres no Brasil na busca por direitos. O objetivo determinante da pesquisa foi compreender aspectos da participação social e política de mulheres brasileiras no período de 1914–1945 relacionando-os às suas ausências na história ensinada sobre o período. Objetivou-se especificamente: analisar, com base na literatura da área, a participação política das mulheres o Brasil entre 1914 e 1945; discutir conquistas dos movimentos feministas no período, seus avanços e recuos; problematizar questões referentes à inserção das mulheres no ensino de história do Brasil no período entre 1914 e 1945 através de um caderno de atividades. No estudo buscou-se reunir informações para solucionar ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a participação política das mulheres no período de 1914 a 1945 no Brasil pode se inserir no ensino de história? A solução foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema na área de história: Colling (2013), Pedro (2005); do gênero: Scott (1995), Piscitelli (2009), Rago (1995); do currículo: Freire (2010) e da história das mulheres: Soihet (2013), Perrot (2007). Desvendar os avanços, limites, articulações nacionais, internacional dos feminismos brasileiros e as atuações de líderes que estiveram à frente dessas organizações. Utilizar a categoria gênero para analisar a sociedade do período. Averiguar o ensino de história no Brasil desde a sua implantação a BNCC. A pesquisa resultou numa proposição didática de um caderno de atividades para o 9º ano do ensino fundamental com sugestões de oficinas e atividades de gênero, movimentos feministas e mulheres. Através desse caderno objetivamos visibilizar as mulheres e suas conquistas no ensino de história do Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres - Brasilpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleO ensino de História e a participação política de mulheres no Brasil de 1914 a 1945pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2242220107789204pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses the teaching of history and the social and political participation of women in Brazil in the search for rights. The main objective of the research was to understand aspects of the social and political participation of Brazilian women in the period 1914-1945, relating them to their absences in the history taught about the period. The objective was: to analyze, based on the literature in the area, the political participation of women in Brazil between 1914 and 1945; discuss achievements of feminist movements in the period, their advances and setbacks; problematize issues related to the insertion of women in the teaching of Brazilian history in the period between 1914 and 1945 through a notebook of activities. The study sought to gather information to solve the following research problem: how can women's political participation from 1914 to 1945 in Brazil be inserted in the teaching of history? The solution was to do a bibliographic review on the theme in the history area: Colling (2013), Pedro (2005); of the genre: Scott (1995), Piscitelli (2009), Rago (1995); of the curriculum: Freire (2010) and the history of women: Soihet (2013), Perrot (2007). Unveil the advances, limits, national, international articulations of Brazilian feminisms and the actions of leaders who were at the head of these organizations. Use the gender category to analyze the society of the period. To investigate the teaching of history in Brazil since its implementation at BNCC. The research resulted in a didactic proposition of an activity notebook for the 9th year of elementary school with suggestions for workshops and activities of gender, feminist movements and women. Through this notebook we aim to make women and their achievements visible in the teaching of Brazilian history.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luizelene Moreira de Sousa.pdf13,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons