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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSENA, Sandro Márcio Moura de-
dc.contributor.authorSILVA, Thallysson Douglas da-
dc.date.accessioned2021-01-11T17:31:26Z-
dc.date.available2021-01-11T17:31:26Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Thallysson Douglas da. Das margens ao fundamento: Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit em Heidegger frente as tradicionais teorias das paixões. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39012-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo evidenciar o modo como, a partir do método fenomenológico-hermenêutico, elaborado por Martin Heidegger, alcança-se uma genuína compreensão dos fenômenos afetivos em seu modo de ser, nas possibilidades por eles abertas e seu lugar na estrutura do ente humano. Tais descobertas permaneceram veladas durante toda uma tradição metafísica que, por sua vez, os deixou às margens enquanto tema filosófico, os negando uma análise ontológica. Essa análise ôntica dos afetos, que se desenvolveu enquanto uma teoria das paixões, se fixou de tal modo no pensamento ocidental que, como pretendemos mostrar, influenciou profundamente o olhar das ciências psicológicas sobre esse fenômeno. Para além do campo teórico, podemos notar a influência da tradicional teoria das paixões, mesmo no senso comum, a partir de uma concepção de que razão e paixão estão em polos opostos, promovendo sempre uma tensão no ser humano e este, por sua vez, precisa encontrar formas para que nesse duelo a razão saia vencedora e, assim, se encontre um equilibro que torna possível uma vida feliz. A compreensão fenomenológica possibilita uma ontologia dos afetos e esta nos permite os perceber como um fenômeno fundamental que compõe a constituição do ente humano. Com as noções Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit, o autor apresenta essa reinterpretação do humor, retirando-os assim das margens e colocando-os não apenas como um tema central, mas fundamental. Para isto, percorremos um longo caminho no qual buscamos, no primeiro capítulo, entender como, de modo geral, os afetos são concebidos no âmbito da psicologia; no segundo capítulo, apresentamos o modo como a questão desenvolveu-se no interior da tradição metafísica; e no terceiro capítulo, é apresentado uma perspectiva ontológica das disposições afetivas. Por fim, buscamos trazer algumas implicações que podem decorrer dessa forma de interpretar os afetos bem como a importância de um claro entendimento dessa temática para o desenvolvimento dos estudos no âmbito da fenomenologia-hermenêutica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.titleDas margens ao fundamento : Befindlichkeit e Grundbefindlichkeit em Heidegger frente as tradicionais teorias das paixõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1970873010935870pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4020907438721922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation has the purpose to highlight the way in which, based on the phenomenological-hermeneutic method, developed by Martin Heidegger, a genuine understanding of affective phenomena is reached in the way of being, in the possibilities they open and their place in the structure of the human being. Such discoveries remained veiled throughout a metaphysical tradition that, in turn, left them on the margins as a philosophical theme, denying them an ontological analysis. This ontic analysis of affections, which developed itself as a theory of the passions, is set in such a way that in western thinking, as we intend to show, profoundly influenced the look of psychological sciences on this phenomenon. Apart from the theoretical field, we can notice the influence of the traditional theory of passions, even in common sense, from a conception that reason and passion are in opposite poles, always promoting a tension in the human being and this, in turn, he needs to find ways so that in this duel reason will win and, thus, find a balance that makes a happy life possible. Understanding phenomenological ontology enables affections and this allows us to perceive them as a fundamental phenomenon that makes up the constitution of the human being. With the notions Befindlichkeit and Grundbefindlichkeit, the author presents this reinterpretation of humor, thus removing them from the margins and placing them not only as a central, but fundamental theme. For this, we have walked a long way in which, in the first chapter, we seek to understand how, in general, affects are conceived in the context of psychology; in the second chapter, we present how the issue developed within the metaphysical tradition; and in the third chapter, an ontological perspective of affective dispositions is presented. Finally, we seek to bring some implications that may arise from this way of interpreting affects as well as the importance of a clear understanding of this theme for the development of studies within the scope of phenomenology-hermeneutics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

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