Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39047

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Arthur Leandro Alves da-
dc.contributor.authorSALES, Jucele Gomes de-
dc.date.accessioned2021-01-12T19:38:36Z-
dc.date.available2021-01-12T19:38:36Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationSALES, Jucele Gomes de. Saúde mental do estudante na UFPE: um campo semeado entre as políticas de educação e de saúde. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39047-
dc.description.abstractEste estudo analisou os dispositivos institucionais em saúde mental desenvolvidos na UFPE, no “Campus Recife”, para os estudantes, articulando-os com as políticas públicas relacionadas – de Assistência Estudantil e de Saúde Mental. Para alcançar este objetivo, foi realizado, previamente, um mapeamento dos dispositivos e de seus elementos fundamentais. A eleição do tema se justifica pelo fato de a integração do indivíduo ao ensino universitário demandar um equilíbrio entre as condições pessoais, características institucionais, sociais e conjunturais. O sofrimento psíquico, nesta fase, pode prejudicar e até mesmo inviabilizar a realização das atividades próprias da vida acadêmica, contribuindo para o aumento da evasão. A atenção dada à saúde neste estudo está em consonância com as discussões recentes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, no qual a saúde mental e física do estudante universitário assumiu lugar entre as prioridades nos debates. Apesar dessa importância, o eixo saúde mental ainda não conta com normativas definidas o que pode provocar lacunas e indefinições na implementação das ações. Daí o interesse em analisar sua implementação na UFPE. Para a efetivação desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso, de caráter descritivo-exploratório que, além do mapeamento já citado, envolveu entrevistas com os representantes dos dispositivos de saúde mental e análise documental das normativas que amparam o campo estudado. Foi utilizada abordagem qualitativa sobre as informações coletadas, através da análise de conteúdo temático, com suporte do programa ATLAS.ti, que também favorece a análise de alguns dados numéricos das unidades de significado que orientaram a discussão. No mapeamento, identificou-se vinte e sete dispositivos em diversos formatos, vinculações e funcionamentos. Conclui-se que a implementação das atividades e ações do conjunto de dispositivos e a compreensão do sofrimento psíquico na universidade por parte destes apresentam concordância com os conteúdos das políticas estudadas, apesar da ausência de uma normativa local específica, que foi percebida como o principal desafio enfrentado pelo campo. Considera-se que este trabalho pode contribuir para avaliação dos dispositivos investigados e favorecer a expansão do campo, uma vez que possibilitou a exploração do panorama do seu desenvolvimento e identificou algumas necessidades ainda não atendidas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleSaúde mental do estudante na UFPE : um campo semeado entre as políticas de educação e de saúdept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4111164227804322pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986492364615941pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzed the institutional devices in mental health developed at Federal University of Pernambuco, on the “Campus Recife”, for students, articulating them with related public policies - Student Assistance and Mental Health. To achieve this objective, a mapping of the devices and their fundamental elements was previously carried out. The choice of the theme is justified by the fact that the integration of human being in university education requires a balance between personal conditions, institutional, social and conjunctural characteristics. Psychic suffering in this phase can harm and even make it impossible to carry out activities typical of academic life, contributing to the increase in dropout rates. The attention given to health in this study is in line with the discussions of the recent National Forum of Pro-Rectors of Community and Student Affairs, in which the mental and physical health of the university student took place among the priorities in the debates. Despite this importance, the mental health axis does not yet have defined regulations, which can cause gaps and uncertainties in the implementation of actions. Therefore, the interest in analyzing its implementation at Federal University of Pernambuco. To accomplish this research, a descriptive-exploratory case study was carried out, which, in addition to the mapping already mentioned, developed interviews with representatives of mental health devices and documentary analysis of the norms that support the field under study. A qualitative approach was used on the information collected, through the analysis of thematic content, supported by the ATLAS.ti program, which also favors the analysis of some numerical data from the units of meaning that guided the discussion. In the mapping, twenty-seven devices were identified in different formats, links and operations. It is concluded that the implementation of the activities and actions of the set of devices, and their understanding of psychological suffering at the university, are in agreement with the contents of the studied policies, despite the absence of a specific local regulation, which was perceived as the main challenge faced by the field. It is considered that this work can contribute to the evaluation of the investigated devices and favor the expansion of the field, since it made it possible to explore the panorama of its development and identified some unmet needs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jucele Gomes de Sales.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons