Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39105
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Pedro Fonseca de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T16:02:23Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T16:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Pedro Fonseca de. O processo de criação da obra Oroboros. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39105 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é um relato do processo de criação artística da obra Oroboros, portanto discorre sobre os conceitos que a perpassam assim como sobre a técnica utilizada na mesma. A temática principal é o corpo, conectando a obra à visão de filósofos como Foucault, Nietzsche, Deleuze e Kuniichi Uno, entre outros. Os conceitos deleuzianos de Corpo-sem-órgãos, de Rizoma e de Máquinas Desejantes são discutidos, assim como os conceitos de Biopoder e Biopolítica de Foucault, funcionando como dispositivos teóricos para a realização de Oroboros, formando seu substrato conceitual. Discorre-se também sobre ferramentas tecnológicas que proporcionam interatividade na obra, que são os sensores de movimento e de luminosidade, promovendo uma comunicação entre linguagens através desses aparatos digitais, que tanto influenciam a arte contemporânea. Além disso, essa dissertação relaciona Oroboros com outras criações de artistas residentes em Recife que também utilizam ferramentas interativas em suas obras, fazendo um mapeamento da arte interativa na cidade. Artistas como Flávia Pinheiro, Kildery Iara, Ricardo Scholz e João Tragtenberg foram entrevistados relatando suas visões sobre o uso de ferramentas interativas em obras contemporâneas e em suas criações e que consequências esses usos trazem para as discussões sobre o corpo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.title | O processo de criação da obra Oroboros | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4963085417795105 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9871981994349128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is an account of the artistic creation process of the work Oroboros, so it discusses the concepts that go through it as well as the technique used. The main theme is the body, connecting the work to the vision of philosophers such as Foucault, Nietzsche, Deleuze and Kuniichi Uno, among others. The Deleuzian concepts of Body-without-organs, Rhizome and Desiring Machines are discussed, as well as the concepts of Biopower and Biopolitics of Foucault, functioning as theoretical devices for the execution of Oroboros, forming their conceptual substrate. It also discusses technological tools that provide interactivity in the work, which are motion and luminance sensors, promoting communication between languages through these digital devices, which so influence contemporary art. In addition, this dissertation links Oroboros with other creations of artists residing in Recife who also use interactive tools in their works, mapping interactive art in the city. Artists like Flávia Pinheiro, Kildery Iara, Ricardo Scholz and João Tragtenberg were interviewed reporting their views on the use of interactive tools in contemporary works and in their creations and what consequences these uses bring to the discussions about the body. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro Fonseca de Andrade.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons