Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39105

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA FILHO, Paulo Carneiro da-
dc.contributor.authorANDRADE, Pedro Fonseca de-
dc.date.accessioned2021-01-22T16:02:23Z-
dc.date.available2021-01-22T16:02:23Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.citationANDRADE, Pedro Fonseca de. O processo de criação da obra Oroboros. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39105-
dc.description.abstractA presente pesquisa é um relato do processo de criação artística da obra Oroboros, portanto discorre sobre os conceitos que a perpassam assim como sobre a técnica utilizada na mesma. A temática principal é o corpo, conectando a obra à visão de filósofos como Foucault, Nietzsche, Deleuze e Kuniichi Uno, entre outros. Os conceitos deleuzianos de Corpo-sem-órgãos, de Rizoma e de Máquinas Desejantes são discutidos, assim como os conceitos de Biopoder e Biopolítica de Foucault, funcionando como dispositivos teóricos para a realização de Oroboros, formando seu substrato conceitual. Discorre-se também sobre ferramentas tecnológicas que proporcionam interatividade na obra, que são os sensores de movimento e de luminosidade, promovendo uma comunicação entre linguagens através desses aparatos digitais, que tanto influenciam a arte contemporânea. Além disso, essa dissertação relaciona Oroboros com outras criações de artistas residentes em Recife que também utilizam ferramentas interativas em suas obras, fazendo um mapeamento da arte interativa na cidade. Artistas como Flávia Pinheiro, Kildery Iara, Ricardo Scholz e João Tragtenberg foram entrevistados relatando suas visões sobre o uso de ferramentas interativas em obras contemporâneas e em suas criações e que consequências esses usos trazem para as discussões sobre o corpo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleO processo de criação da obra Oroborospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4963085417795105pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9871981994349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research is an account of the artistic creation process of the work Oroboros, so it discusses the concepts that go through it as well as the technique used. The main theme is the body, connecting the work to the vision of philosophers such as Foucault, Nietzsche, Deleuze and Kuniichi Uno, among others. The Deleuzian concepts of Body-without-organs, Rhizome and Desiring Machines are discussed, as well as the concepts of Biopower and Biopolitics of Foucault, functioning as theoretical devices for the execution of Oroboros, forming their conceptual substrate. It also discusses technological tools that provide interactivity in the work, which are motion and luminance sensors, promoting communication between languages through these digital devices, which so influence contemporary art. In addition, this dissertation links Oroboros with other creations of artists residing in Recife who also use interactive tools in their works, mapping interactive art in the city. Artists like Flávia Pinheiro, Kildery Iara, Ricardo Scholz and João Tragtenberg were interviewed reporting their views on the use of interactive tools in contemporary works and in their creations and what consequences these uses bring to the discussions about the body.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Fonseca de Andrade.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons