Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39118

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Angela da Silva-
dc.contributor.authorSilveira, Lídia Márcia Lima de Cerqueira-
dc.date.accessioned2021-01-23T20:57:45Z-
dc.date.available2021-01-23T20:57:45Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lídia Márcia Lima de Cerqueira. A qualidade da educação no programa de educação integral em Pernambuco: visão dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39118-
dc.descriptionSILVEIRA, Lídia Márcia Lima de Cerqueira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CERQUEIRA, Lídia Márcia Lima dept_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender, de forma contextualizada, a materialização da qualidade da educação do Programa de Educação Integral em Pernambuco na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, tendo como base teórico-conceitual a abordagem cognitiva de política pública de Muller & Surel (2002), debatida e aprofundada na literatura da área. O trabalho toma como base as categorias da política educacional, qualidade da educação e educação integral. Foi escolhido como campo empírico, o Sistema Estadual de Educação de Pernambuco, especificamente, a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, nas Unidades Alfa e Ômega - nomes fictícios utilizados para resguardar as identidades dos sujeitos, considerando-se o marco temporal de 2015 a 2019. Justifica-se a opção por esta instituição, ao fato de ter sido transformada no primeiro Centro Experimental criado em Pernambuco por meio da parceria público-privada, e, posteriormente, tornadose modelo para a criação das demais escolas de referência de tempo integral de Pernambuco. Participaram como sujeitos de pesquisa 180 estudantes da 3ª Série das duas unidades escolares Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, uma vez que, tendo vivenciado as experiências escolares do segmento por três anos, supôs-se que, poderiam fornecer informações mais coerentes e consistentes sobre o processo. Optou-se por um tipo de abordagem quanti-qualitativa, abrangendo aplicação de questionários em duas escolas do Ginásio Pernambucano e a realização de entrevistas com gestores destas unidades e com 1 Aluno Protagonista, que foram tratadas mediante Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Parece pressuposto que a primeira condição para que o Programa de Educação Integral de Pernambuco tenha qualidade, seja uma gestão escolar genuinamente democrática, compartilhada em seus problemas e soluções, com uma equipe de gestão próxima aos estudantes, que tenha intencionalidade de escuta, apoio e construção coletiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA qualidade da educação no programa de educação integral em Pernambuco: visão dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucanopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2908341001267489pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to understand, in a contextualized way, the materialization of the education’s qualityof the Comprehensive Education Program in Pernambuco at the High School of Reference in GinasioPernambucano, based on the theoretical-conceptual basis of the cognitive approach of public policy by Muller & Surel (2002), discussed in depth in the literature of the area. The work is based on the categories of educational policy, quality of education and comprehensive education. The State Education System of Pernambuco was chosen as an empirical field, specifically, the Reference School in High School Gymnasium Pernambucano, in the Alpha and Omega Units - fictitious names used to safeguard the identities of the subjects, considering the time frame of 2015 to 2019. The option for this institution is justified, as it was transformed into the first Experimental Centre created in Pernambuco through a public-private partnership, and later became a model for the creation of the other full-time reference schools from Pernambuco. 180 students from the 3rd Series (last year of high school) of the two school units Reference School in High School GinasioPernambucanoparticipated in the study.Since these studentscould experience the school programmeof the segment for three years, it was assumed that they could provide more coherent and consistent information about the process.We opted for a type of a quantitativequalitative approach, including the application of questionnaires in two schools in theGinasioPernambucano and the performance of interviews with managers of these units and with 1 Protagonist Student, the data collected from the interviews was analysedby usingthe Content Analysis of Bardin (2011). It seems presupposed that the first condition for the Fulltime Education Program of Pernambuco to be of quality, is a genuinely democratic school management, shared in its problems and solutions, with a management team close to the students, with intent to listen and support as well as willing to provide a collective development.pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación buscó comprender, de manera contextualizada, la materialización de la calidad de la educación del Programa de Educación Integral en Pernambuco en la Escuela de Referencia de Educación secundaria Ginásio Pernambucano. Esto fue llevado a cabo a partir de la base teórico-conceptual del enfoque cognitivo de las políticas públicas de Muller & Surel (2002), debatidas en profundidad en la literatura del área. El trabajo se basa en las categorías de política educativa, calidad de la educación y educación integral. Se eligió como campo empírico el Sistema Educativo Estatal de Pernambuco, específicamente, la Escuela de Referencia de Educación secundaria Ginásio Pernambucano, en las Unidades Alfa y Omega - nombres ficticios utilizados para proteger las identidades de los sujetos, considerando el marco temporal de 2015 al 2019. La opción por esta institución está justificada, ya que esta se transformó en el primer Centro Experimental creado en Pernambuco a través de una alianza público-privada, y luego se convirtió en un modelo para la creación de otras escuelas de referencia a tiempo completo en Pernambuco. En el estudio participaron 180 estudiantes de investigación del 3er curso de las dos unidades escolares ya que, habiendo vivido las experiencias escolares durante tres años, se asumió que podrían brindar información más coherente y consistente sobre el proceso. Se optó por un tipo de abordaje cuantitativocualitativo, que incluyó la aplicación de cuestionarios en dos escuelas del Ginásio Pernambucano y la realización de entrevistas con los responsables de estas unidades y con 1 Alumno Protagonista, quienes fueron tratados mediante Análisis de Contenido por Bardin (2011). Los resultados aquí presentados parecen presuponer que la primera condición para que el Programa de Educación Integral de Pernambuco sea de calidad, es una gestión escolar genuinamente democrática, compartida en sus problemas y soluciones con un equipo de gestión cercano a los estudiantes, con la intención de escuchar, apoyar y construir colectivamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Lídia Márcia Lima de Cerqueira Silveira.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons