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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39119

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dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorFREITAS, Maria Rúbia Viana de-
dc.date.accessioned2021-01-23T21:00:58Z-
dc.date.available2021-01-23T21:00:58Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Maria Rúbia Viana de. O uso de jogo didático no ensino de química orgânica como abordagem potencializadora do erro como um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimento. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39119-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a utilização do jogo didático como instrumento metodológico no ensino de química com vista a explorar situações didáticas que favoreçam a reconstrução da aprendizagem a partir do erro. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco/CAA, tendo sido aplicado um jogo didático, seguido de um questionário aos alunos do curso de Química – Licenciatura matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2019.1). A partir dos resultados obtidos foi possível notar que no decorrer das rodadas e em face as situações já vivenciadas os erros cometidos começaram a ser compreendidos e superados. Ao ter a possibilidade de entender os seus erros e trabalhar estratégias de superação deles, os alunos foram exigidos a desenvolver a máxima mobilização dos seus processos cognitivos e metacognitivos. Dado o exposto, o jogo apresentou-se como um ambiente livre de pressão, propiciando a recursividade e a imersão dos alunos no sentido de estarem ao mesmo tempo envolvidos e descontraídos o que possibilitou o desenvolvimento das funções psíquicas, como percepção, memória, criação de zona de desenvolvimento iminente, imitação e atenção que ainda não estavam amplamente desenvolvidas por alguns alunos, ajudando-os na apropriação do conhecimento científico fazendo com que fossem adquiridos novos significados a cada rodada e também fez com que pudessem perceber em que aspecto precisavam estudar mais e apropriar-se das atividades de estudo. De tal modo, a abordagem intencional e orientada pela fundamentação teórica que foi a psicologia histórico cultural gerou no evento jogo situações didáticas potencializadoras da aprendizagem a partir da revisitação dos erros que possibilitou um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimento no ensino de química orgânica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica orgânica – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de jogo didático no ensino de química orgânica como abordagem potencializadora do erro como um processo para a (re)construção e apropriação do conhecimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5859193642361554pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to analyze the use of didactic game as a methodological instrument in the teaching of chemistry in order to explore didactic situations that favor the reconstruction of learning from the error. In educational games, the approach to error is differentiated, since it is possible to stimulate the exploration and resolution of problems through dialogical and social interactions in search of understandings, and because of the free pressure character, characteristic of play activity, there is no embarrassment when one misses. The study is set up as a qualitative research and was developed at Federal University of Pernambuco/CAA, and a didactic game was applied, followed by a questionnaire to Chemistry - Licentiate students enrolled in Organic Chemistry II (2019.1). From the results obtained it was possible to note that during the rounds and in face of the situations already experienced the mistakes were started to be understood and overcome. With the possibility being able to understand their mistakes and work on strategies to overcome them, students were forced to develop the maximum mobilization of their cognitive and metacognitive processes. Given the above, the game presented itself as a pressure-free environment, favoring the students' repeatability and immersion in the sense of being both involved and relaxed, which allowed the development of psychic functions such as perception, memory, creation of ZID, imitation and attention that were not yet widely developed by some students, helping them in the appropriation of scientific knowledge, making them acquire new meanings every round, and also made it possible for them to perceive in what aspect they needed to study more and to appropriate study activities. Thus, an intentional approach guided by the theoretical foundation was the CHP generated in the event didactic situations potentialities of learning from the revisit of the errors that made possible the process of (re) construction and appropriation of knowledge in the teaching of organic chemistry.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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