Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39130

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Julierme Antonio dos-
dc.date.accessioned2021-01-26T12:54:42Z-
dc.date.available2021-01-26T12:54:42Z-
dc.date.issued2020-09-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Julierme Antonio dos. Saberes docentes do professor de História mobilizados no cotidiano da sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39130-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre os saberes docentes do professor de história mobilizados no cotidiano da sala de aula. Teve como objetivo analisar como professores de história mobilizam os saberes da formação nas experiências de ensino. Objetivou-se especificamente desenvolver uma discussão teórica sobre os saberes docentes do professor de história; identificar e analisar as concepções de "saber docente" e de "saber da experiência" do professor de história do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; analisar como estes se expressam no cotidiano da sala de aula; e elaborar um caderno didático para subsidiar a prática docente de professores de história. A pesquisa foi desenvolvida a partir da questão: como professores de história mobilizam os saberes da formação e da experiência para mediar a relação entre ensino e aprendizagem em turmas do ensino fundamental e/ou ensino médio? Com apoio nos estudos de Tardif e Lessard (1991); Tardif (2000, 2014); Freire (1995, 2005, 2014); Monteiro (2001, 2019), foram recolhidos e analisados dados coletados das falas de dezesseis professores de história do ensino fundamental e ensino médio, todos com formação em história, vinculados à rede estadual de Pernambuco. A coleta foi realizada a partir de questionário. Nossos resultados apontam que os professores estão preocupados em romper com a história memorialista, em rever os conteúdos que lecionam, as metodologias utilizadas e em proporcionar aos estudantes aprendizagem dos conteúdos da história atribuindo-lhes sentido, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais elaborada. Mobilizam o saber da formação – ciência da educação e da pedagogia – para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos. Enquanto os saberes da experiência são mobilizados com acepção de prática quando passam um filme, trabalham uma imagem ou uma música, e com acepção afetiva, quando procuram conhecer a realidade dos estudantes, quando desenvolvem um espaço de diálogo ou exercitam a tolerância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleSaberes docentes do professor de História mobilizados no cotidiano da sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8263679002786439pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the teaching knowledge of the history teacher mobilized in the classroom. It aimed to analyze how history teachers mobilize training knowledge in teaching experiences. The objective was specifically to develop a theoretical discussion about the teaching knowledge of the history teacher; identify and analyze the conceptions of "teaching knowledge" and "knowledge of experience" of the history teacher of elementary and / or high school; analyze how these are expressed in the classroom; and prepare a didactic book to support the teaching practice of history teachers. The research was developed based on the question: how do history teachers mobilize the knowledge of training and experience to mediate the relationship between teaching and learning in classes of elementary and / or high school? With support in the studies of Tardif and Lessard (1991); Tardif (2000, 2014); Freire (1995, 2005, 2014); Monteiro (2001, 2019), data collected from the speeches of sixteen elementary and high school history teachers, all with a background in history, linked to the state network of Pernambuco were collected and analyzed. The collection was carried out using a questionnaire. Our results point out that teachers are concerned with breaking with the memorialist history, in reviewing the contents they teach, the methodologies used and in providing students with learning of the contents of history, giving them meaning, contributing to the development of a more elaborated historical conscience. . They mobilize the knowledge of training - science of education and pedagogy - to meet the learning needs of students. While the knowledge of the experience is mobilized with the meaning of practice when they show a film, they work on an image or a song, and with an affective sense, when they seek to know the reality of the students, when they develop a space for dialogue or exercise tolerance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Julierme Antonio dos Santos.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons