Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39157
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POZA, Jose Alberto Miranda | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Iane Isabelle de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T20:13:41Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T20:13:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Iane Isabelle de Oliveira. O uso de comic books como textos multimodais em aulas de Língua Inglesa: estudo de caso com alunos do Ensino Médio Técnico do IFRN (Campus Apodi). 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39157 | - |
dc.description.abstract | Estamos diante de várias mudanças nas formas de comunicação e interação que vêm se tornando cada vez mais multimodal. Dessa maneira, cabe à escola incluir em seu currículo e se perceber inserida nesse cenário de novos hábitos e valores e, principalmente, de novas formas de interação (real e virtual). Desse modo, esta tese objetiva analisar a aplicabilidade das comic books como ferramenta didático/pedagógica para o ensino de inglês. Temos ainda como objetivos específicos o de identificar as principais dificuldades na utilização de textos multimodais em sala de aula para o domínio da capacidade de leitura no aprendizado de inglês como língua estrangeira; o de analisar como os alunos encaram o texto verbal em detrimento do texto não verbal, multimodal imagético e de que maneira as imagens das comic books são vistas por eles: se apenas como apêndice ilustrativo do texto, como complemento ao texto verbal ou interpretam as imagens como independentes ao texto verbal; Além de identificar de que modo os alunos interagem com todos os elementos que são utilizados nas comic books, como cores, formas, linhas, ângulos, focos, luz e sombras os levando a descobrir visões de mundo complexas e sutis. Através da aplicação das comic books e seus recursos multimodais, desenvolver a capacidade de inferenciação e intelecção para interpretação textual, levando os alunos a uma maior compreensão de que o texto visual os ajudará a criar reflexões críticas e a construir sentidos/significados de acordo com o contexto enunciativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, elaborada por meio de estudo de caso com análise qualitativa. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos como referencial teórico os estudos de Brown e Lee (2015), no que tange às estratégias de leitura e compreensão textual, assim como as pesquisas de Krees e Van Leeuwen (2001, 1996, 2006), com a Teoria da Multimodalidade, ancorada nos pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV), no que se refere ao letramento multimodal, ou seja, aquele que considera todas as características de um texto para a sua interpretação e não apenas os aspectos da linguagem escrita. Dessa forma, pudemos concluir através desta pesquisa que, apesar de inicialmente os alunos ficarem atentos às comic books pelo atrativo das imagens e as utilizarem apenas como ilustração da narrativa, à medida que as aulas eram ministradas e os instigávamos a observar além das letras e imagens, como as cores dos cenários, os ângulos que essas imagens e palavras eram dispostas na narrativa, eles conseguiam inferir o sentido do texto utilizando-se das imagens como complemento da palavra escrita. Com isso, consideramos que a aplicação das comic books colaboraram para o aprendizado de língua inglesa, uma vez que constituem um rico território de estudo nos processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, mais especificamente de inglês. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | DINTER IFRN/UFPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Comic books | pt_BR |
dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
dc.title | O uso de comic books como textos multimodais em aulas de Língua Inglesa : estudo de caso com alunos do Ensino Médio Técnico do IFRN (Campus Apodi) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9183674964798300 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4127080735209453 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Estamos ante de varios cambios que vienen sucediendo en las formas de comunicación e interacción. Por consiguiente, se nos exigen nuevas habilidades que desenvolver. Cabe a la escuela incluir en su currículo y concebirse implicada en este escenario de nuevos hábitos y valores y, principalmente, de nuevas formas de interacción (real y virtual). Ante los cambios en la comunicación en la sociedad contemporánea, la idea de comprensión del lenguaje se produce de una nueva forma: debemos tener en cuenta aspectos de sentido lingüístico. De esta forma, al entender que el lenguaje, en sí mismo, ya es multimodal, una vez que la escritura es un dibujo y que la oralidad presenta características de audio esencialmente importantes, como educadores debemos pensar si nuestros alumnos están preparados para actuar en un mundo tan diversificado en el que los medios de comunicación y de acceso a la información experimentan cambios rápidos. Siendo así, en la presente tesis, utilizamos los comic books, por su carácter multimodal, en una clase de enseñanza profesional como herramienta pedagógica para desarrollar la habilidad lectora de los alumnos, esto es, para instigarlos a que sean capaces de interpretar textos multimodales en inglés a partir de la lectura de imágenes, visual. Entre otros aspectos, identificamos de qué modo los alumnos interactúan con todos los elementos que emplean los comic books, como colores, formas, luz, sombras, conduciéndolos a una mayor interacción con el código verbal y visual, y construyendo, de este modo, sentidos a partir de tales textos. En este sentido, esta investigación es de naturaleza exploratorio-descriptiva, elaborada a través de un estudio de caso con análisis cualitativo. Para ello, utilizamos como referencial teórico los estudios de Brown & Lee (2015), en lo que se refiere a las estrategias de lectura y comprensión textual, así como las investigaciones de Krees & Van Leeuwen (2001, 1996, 2006), referentes a la Teoría de la Multimodalidad, basada en los presupuestos de la Gramática del Diseño Visual (GDV), en lo que atañe al letramiento multimodal, o sea, el que toma en cuenta todas las características de un texto a la hora de su interpretación, y no se basa tan solo en lo que se refiere a la lengua escrita. Así, comprobamos en qué medida los comic books, por su carácter multimodal, contribuyen en la inferencia del alumno y, por tanto, facilitan el aprendizaje de la lengua inglesa, convirtiendo a los comic books en un rico territorio de estudio para los procesos de enseñanza- aprendizaje de lengua extranjera, en este caso específico del inglés. | pt_BR |
dc.description.abstractx | We are facing several changes in the forms of communication and interaction that has become increasingly multimodal. Thus, it is up to the school to include in its curriculum and perceive itself inserted in this scenario of new habits and values and, mainly, of new forms of interaction (real and virtual). Thereby, this thesis aims to analyze the applicability of comic books as a didactic/pedagogical tool for teaching English. We also have as specific objectives of identifying the main difficulties in the use of multimodal texts in the classroom for mastering the ability to read while learning English as a foreign language; to analyze how students view verbal text to the detriment of non-verbal text, multimodal imagery and how images from comic books are seen by them: if only as an illustrative appendix to the text, as a complement to the verbal text or interpret the images as independent from the verbal text; In addition to identifying how students interact with all the elements that are used in comic books, such as colors, shapes, lines, angles, focuses, light and shadows leading them to discover complex and subtle world views. Through the application of comic books and their multimodal resources, develop the capacity of inferencing and intellection for textual interpretation, leading students to a greater understanding that the visual text will help them to create critical reflections and to build meanings according to the enunciative context. In this perspective, this research is exploratory-descriptive in nature, elaborated through a case study with qualitative analysis. In order to achieve the proposed objectives, we used the studies of Brown and Lee (2015) as a theoretical framework, in terms of reading strategies and textual understanding, as well as research by Krees and Van Leeuwen (2001, 1996, 2006), with the Theory of Multimodality, anchored in the assumptions of the Grammar of Visual Design (GVD), with regard to multimodal literacy, that is, one that considers all the characteristics of a text for its interpretation and not just the aspects of written language. Thus, we were able to conclude through this research that, although the students were initially attentive to the comic books due to the attractiveness of the images and used them only as an illustration of the narrative, as the classes were taught and we instigated them to observe beyond the letters and images, as the colors of the scenarios, the angles that these images and words were arranged in the narrative, they were able to infer the meaning of the text using the images as a complement to the written word. With that, we consider that the application of comic books collaborated for the learning of the English language, since they constitute a rich territory of study in the teachinglearning processes of foreign language, more specifically of English. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Iane Isabelle de Oliveira Castro.pdf | 11,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons