Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39189

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNUNES, Luciana Borre-
dc.contributor.authorGREENHALGH, Veruschka Pereira-
dc.date.accessioned2021-02-05T17:35:11Z-
dc.date.available2021-02-05T17:35:11Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationGREENHALGH, Veruschka Pereira. Entre linhas e narrativas: mulheres que tecem memórias, do Colégio Stella Maris para a vida. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39189-
dc.descriptionNUNES, Luciana Borre também é conhecida em citações bibliográficas por: BORRE, Luciana Nunespt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho “Entre linhas e narrativas: mulheres que tecem memórias, do Colégio Stella Maris para a vida”, foi desenvolvido no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFPE/UFPB em 2018/2020. A pesquisa buscou conhecer quais os sentidos que as mulheres artesãs da cidade de Triunfo/PE construíram sobre o fazer artístico feminino relacionado aos seus processos de escolarização. Bem como: analisar a educação feminina em Triunfo nos meados do século XX, com o foco na disciplina de Trabalhos Manuais no Colégio Stella Maris; conhecer como se deu o aprendizado dos trabalhos com linhas, como tais artesãs percebem sua participação no desenvolvimento sociocultural da cidade. A metodologia empregada situa-se nas narrativas de vida. Para tanto, selecionei quatro artesãs ex-alunas do Colégio Stella Maris entre as décadas de 1950 e 1960, que fazem de suas práticas cotidianas uma razão de viver. Como procedimentos metodológicos realizei anotações em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com gravações de áudio, observações e registros imagéticos. Para o embasamento teórico trouxe à reflexão temas como educação feminina, questões de gênero, disciplina escolar de trabalhos manuais, memórias individual e coletiva. Trouxe ainda uma breve contextualização histórica da cidade e do colégio. E apresentei relações com minhas memórias de infância e o que me instigou nessa pesquisa, pois acredito que estão entrelaçadas como linhas que unem um ponto ao outro nessa trama.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectMemórias afetivaspt_BR
dc.subjectFazer artísticopt_BR
dc.titleEntre linhas e narrativas : mulheres que tecem memórias, do Colégio Stella Maris para a vidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0875991817284669pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe present work “Between lines and narratives: women who weave memories, from Colégio Stella Maris for life”, was developed in the Associate Program of Pos Graduate Studies in Visual Arts - UFPE / UFPB in 2018/2020. The research sought to know what the meanings that the artisan women of the city of Triunfo / PE built on the feminine artistic work related to their schooling processes. As well as: analyzing female education in Triunfo in the middle of the 20th century, with a focus on the discipline of Handicrafts at Colégio Stella Maris; to know how the work with lines was learned, how these artisans perceive their participation in the socio-cultural development of the city. The methodology used is located in life narratives. To this end, I selected four artisans who were students of Colégio Stella Maris between the 1950s and 1960s, who make their daily practices a reason to live. As methodological procedures I made notes in a field diary, semi-structured interviews with audio recordings, observations and imagery records. For the theoretical basis, it brought to reflection themes such as female education, gender issues, school discipline of manual works, individual and collective memories. It also brought a brief historical contextualization of the city and the college. And I presented relations with my childhood memories and what instigated me in this research, because I believe that they are intertwined as lines that connect one point to another in this plot.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Veruschka Pereira Greenhalgh.pdf7,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons