Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39229

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento de método simplificado de construção e análise de ciclos de condução locais para carros e motos : um estudo de caso no horário fora de pico na cidade do Recife
Autor : ANDRADE, Guilherme Medeiros Soares de
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Carros; Motos; Ciclo de condução; Tráfego
Fecha de publicación : 14-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ANDRADE, Guilherme Medeiros Soares de. Desenvolvimento de método simplificado de construção e análise de ciclos de condução locais para carros e motos: um estudo de caso no horário fora de pico na cidade do Recife. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Como forma de caracterizar e quantificar o tráfego e o consumo de combustível nas cidades é costume adotar um ciclo padrão que possibilite, de forma reproduzível, aferir as emissões e consumo dos veículos em laboratório, seguindo a norma local. Os ciclos padrão, por se tratar de ciclos genéricos construídos para abranger uma ampla região, não conseguem representar as especificidades de cada cidade, mas, fornecem uma média do conjunto. Devido à esta deficiência dos ciclos padrão, foi desenvolvido, neste trabalho, um método simplificado de construção de um ciclo de condução específico, que demanda apenas um GPS de celular, veículos, pilotos de teste e de um modelo computacional criado com a finalidade de quantificar os parâmetros cinemáticos de um ciclo de condução e o consumo de um determinado veículo nesse ciclo. O método desenvolvido foi aplicado para a criação do ciclo de condução da cidade do Recife, sendo possível a análise do ponto de vista energético (consumo de combustível) e cinemático (velocidades e acelerações médias, tempo, distância, dentre outros parâmetros) das diferenças existentes entre o tráfego médio do Recife e o ciclo imposto pela norma brasileira NBR 7024:2017, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para qualquer veículo (carro ou moto) que se deseje avaliar. A análise dos ciclos do Recife mostrou que existe uma grande diferença entre as características de carros e motos (velocidade 43% maior para as motos). Ao compará-los ao ciclo padrão imposto, os carros apresentam velocidade inferior (43%) e aceleração similar. Já as motos apresentam velocidade similar, porém aceleração superior (57%). Para a análise energética feita para a frota brasileira de veículos, os estudos mostraram que existe um erro médio de 24% (a menos) no consumo de combustível entre o ciclo padrão de condução e o medido na cidade do Recife. Um levantamento realizado em 28 ciclos de condução locais para carros ao redor do mundo mostrou que existe uma variação média de 17% entre o consumo esperado nos ciclos e de 28% na velocidade média, revelando que não é possível, com um ciclo padrão, representar todas as regiões pelo recém exposto, o que evidencia que há necessidade de se construir e aplicar ciclos locais sempre que for possível. Além disso, foi possível evidenciar que existe uma forte correlação entre a autonomia e os níveis de aceleração nos ciclos de condução locais ao redor do mundo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39229
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Guilherme Medeiros Soares de Andrade.pdf4,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons