Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39237

Compartilhe esta página

Título: A eficácia das imagens utilizadas nos livros didáticos : recorrências e novos olhares sobre a linguagem pictórica no livro de língua portuguesa dos primeiros anos do Ensino Fundamental
Autor(es): AGUIAR, Marcos Durant de
Palavras-chave: Imagens; Ensino fundamental; Multimodalidade; Livro didático; Análise gráfica
Data do documento: 28-Jan-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AGUIAR, Marcos Durant de. A eficácia das imagens utilizadas nos livros didáticos: recorrências e novos olhares sobre a linguagem pictórica no livro de língua portuguesa dos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente estudo trata da linguagem pictórica no livro didático de alfabetização e letramento devido à importância desse artefato de Design da Informação na educação do Brasil e da multimodalidade, cada vez mais presente nos textos que são produzidos contemporaneamente. O objetivo do trabalho foi testar a eficácia das imagens dos exercícios de vocabulário dessas publicações cuja finalidade é a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças nessa fase de escolarização. Para tal, adotamos a perspectiva da teoria da Semiótica Social, que aponta ser necessário compreender as imagens como um meio de significação e representação das diversas situações sociais e contextos culturais, e não apenas um modo complementar da linguagem gráfica verbal, isto é, analisar sua eficácia no contexto da multimodalidade e dos multiletramentos que são normatizados pela BNCC (2017). Trata-se de um estudo analítico e qualitativo em que 30 imagens foram analisadas graficamente pela Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leuween (2006), considerando os elementos compositivos do design de Lupton e Phillips (2015) e as metafunções da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday e Mathiessen (apud FUZER; CABRAL, 2014). Posteriormente, essas imagens tiveram sua compreensão testada por crianças (entre 7 e 9 anos) do 2º ano do Ensino Fundamental (ano final da alfabetização) de duas formas: no contexto do livro e isoladamente. Os resultados apontaram que esses signos são sempre motivados por seus criadores (codificadores da informação), que interagem com seus consumidores (leitores e usuários da informação), denotando que suas escolhas podem não estar em sintonia com o contexto e os usos sociais do grupo em questão nem com os letramentos mais modernos. O estudo conclui ressaltando a importância da linguagem gráfica para a educação no âmbito do Design da Informação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39237
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Durant de Aguiar.pdf8,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons