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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39240

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Tamires Souza-
dc.date.accessioned2021-02-19T12:25:22Z-
dc.date.available2021-02-19T12:25:22Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Tamires Souza. Vestida de noiva: o significado do traje de casamento como artefato de moda. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39240-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por intuito compreender o modo como os símbolos, recursos semióticos e aspectos simbólicos estão imbuídos e se manifestam no traje de noiva, a partir de seus elementos estéticos, por meio do estudo das experiências de três usuárias, residentes em Recife, Pernambuco. Concebemos o vestuário como um artefato de Moda e Design cuja estrutura e superfície carrega mensagens e significados, constituindo-se como um sistema multimodal que pode ser alvo de estudos dentro do campo do Design de Informação. Para realizar esta proposta, foi feita uma revisão que contemplasse discussões acerca: dos ritos e rituais presentes no casamento e no traje de noiva, da história do “casamento branco” e da semiótica social e sua aplicação ao vestuário e à moda. A finalidade principal desta pesquisa foi a análise dos três trajes de noiva pertencentes às entrevistadas. Assim, utilizamos procedimentos metodológicos experimentais no campo da semiótica social que suprissem as necessidades de entendimento do panorama geral do campo e da subjetividade das três usuárias, de forma a abranger um espectro contextual e individualizado de suas experiências. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com mulheres casadas que ainda possuíssem seus trajes de noiva (Entrevista Narrativa) e profissionais do mercado de casamento (Entrevista Assistemática), associadas à análise observacional semiótica dos seus respectivos trajes de noiva. Os resultados sugerem que os trajes de noiva analisados carregam diversos símbolos e significados, que podem ser contundentes na manifestação das individualidades de suas usuárias, de suas experiências de uso e de suas percepções de si mesmas como uma noiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimbólicopt_BR
dc.subjectSemiótica Socialpt_BR
dc.subjectCasamentopt_BR
dc.subjectNoivapt_BR
dc.subjectTraje de noivapt_BR
dc.titleVestida de noiva : o significado do traje de casamento como artefato de modapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEÃO, Gisela da Costa Lima Carneiro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3725126604031844pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to understand the way symbols, semiotic features and symbolic aspects are imbued and manifest in bride’s attire from its aesthetic elements through the study of the experiences of three users, living in Recife, Pernambuco. We conceive clothing as an Artifact of Fashion and Design whose structure and surface carries messages and meanings, constituting itself as a multimodal system that can be the target of studies within the field of Information Design. To achieve this proposal, we made a review that contemplates discussions about the rites and rituals present in the wedding and bride's attire, the history of the “white wedding”, and social semiotics and its application to clothing and fashion. The main purpose of this research was the analysis of the three wedding dresses belonging to the interviewees. Thus, used experimental methodological procedures in the field of social semiotics that met the needs of understanding the general overlook of the field and the subjectivity of the three users, to cover a contextual and individualized spectrum of their experiences. Data collection was carried out through in-depth interviews with married women who still had their bride’s attire (Narrative Interview) and wedding market professionals (Unsystematic Interview), associated with semiotic observational analysis of their respective wedding attire. The results suggest that the analyzed bridal attire carry several symbols and meanings, which can be forceful in manifestation of the individualities of its users, their experiences of use and their perceptions of themselves as a bride.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0031169760939941pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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