Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39262

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURA, Guilherme Lima-
dc.contributor.authorAGUIAR, Alessandra Ferreira de Souza-
dc.date.accessioned2021-02-22T18:10:01Z-
dc.date.available2021-02-22T18:10:01Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.citationAGUIAR, Alessandra Ferreira de Souza. Avaliação da eficácia do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB) no equilíbrio emocional de servidores da UFRPE. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39262-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa pretende contribuir com estudos na área de equilíbrio emocional, tomando por base dados que demonstram como a população vem sofrendo com doenças de ordem emocionais, como estresse, ansiedade e depressão, o que afeta diretamente o bem-estar das pessoas. Na grande maioria dos casos essas doenças provêm de uma mente em desequilíbrio. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é o de verificar a eficácia de um curso de desenvolvimento emocional nos seus participantes. O estudo foi realizado no período de novembro a dezembro de 2019 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que ofertou aos seus servidores uma capacitação de equilíbrio emocional, através de um programa internacional: Cultivando o Equilíbrio Emocional - (Cultivating Emotional Balance CEB®), que tem a proposta de desenvolver os equilíbrios: conativo, atencional, cognitivo e emocional, através de aprendizado sobre as emoções, autoconsciência, e concentração através de práticas meditativas e atenção plena. A estratégia metodológica utilizada foi baseada no método quantitativo, com a aplicação de dois questionários do tipo survey, um antes de iniciar o curso e um segundo logo após o seu término. A hipótese foi que ao estimular o desenvolvimento do equilíbrio emocional, houvesse um aumento do nível da inteligência emocional e das demais inteligências e, portanto, gerando um benefício global no bem estar dos participantes. Após a análise do processamento dos dados obtidos na pesquisa, observou-se através do resultado do índice geral, que o CEB® proporcionou um aumento no desenvolvimento do equilíbrio emocional dos participantes, beneficiando assim, o seu bem estar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectEquilíbrio emocionalpt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.titleAvaliação da eficácia do Programa Cultivating Emotional Balance (CEB) no equilíbrio emocional de servidores da UFRPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2392358471407623pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278248402746132pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research work aims to contribute to studies in the area of emotional balance, based on data that demonstrate how the population has been suffering from emotional illnesses, such as stress, anxiety and depression, which directly affects people's well-being. In the vast majority of cases these diseases come from an unbalanced mind. In this sense, the objective of this dissertation is to verify the effectiveness of an emotional development course in its participants. The study was carried out at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), which offered its employees an emotional balance training, through an international program: Cultivating Emotional Balance - (Cultivating Emotional Balance CEB®), which has the proposal to develop the balances: conative, attentional, cognitive and emotional, through learning about emotions, self-awareness, and concentration through meditative practices and mindfulness. The methodological strategy used was based on the quantitative method, with the application of two survey questionnaires, one before starting the course and a second just after its completion. The hypothesis was that when stimulating the development of emotional balance, there would be an increase in the level of emotional intelligence and other intelligences and, therefore, generating a global benefit in the well-being of the participants. After analyzing the processing of the data obtained in the research, it was observed through the result of the general index, that the CEB® provided an increase in the development of the emotional balance of the participants, thus benefiting their well-being.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alessandra Ferreira de Souza Aguiar.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons