Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39272

Compartilhe esta página

Título: Processos criativos no contexto de oficinas terapêuticas na Perspectiva do profissional de saúde mental
Autor(es): CAGLIARI, Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Relações - interações; Ênfase antecipatória - Outridades; Ação criativa; Dinâmica criativa; Ação criativa e estética
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAGLIARI, Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas. Processos criativos no contexto de oficinas terapêuticas na Perspectiva do profissional de saúde mental. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Os estudos sobre a criatividade requerem o reconhecimento da dimensão estética da experiência representada por registros subjetivos e transformadores da realidade. Entende-se por criatividade o processo através do qual o sujeito transforma os limites do real por via dos sentidos que lhes são próprios, únicos, e ao mesmo tempo co-autorados pelas outridades que participam das perspectivações de ênfase antecipatória na ação criativa. A investigação proposta se configura como um estudo exploratório, de caráter ideográfico, voltada para a dinâmica criativa no contexto de oficinas terapêuticas com enfoque na experiência de um oficineiro em um serviço de Saúde Mental. Os principais aportes teóricos deste estudo são os seguintes autores: Glǎveanu, a partir da reflexão acerca dos conceitos utilizados na Teoria dos 5 A’s – ator, audiência, ação, artefato e affordance; acerca da relação euoutro e o excedente de visão proposto por Bakhtin; e Zanella e Pinheiro como autoras contemporâneas que indicam aspectos relevantes sobre a dinâmica da ação criativa e da estética. Além disso, será levantada à proposta vygtskyana sobre a afetividade presente no ato criativo, entendendo-se certa face afetivo-cognitiva, bem como, cultural-simbólica, implicada fundamentalmente na criatividade. É neste contexto que a presente dissertação tem como objetivo acessar e elaborar conceitualmente como se dá a dinâmica própria à relação eu-outro participante da ação criativa na relação do profissional de saúde mental face às outridades participantes da atividade oficineira tais como a técnica, usuários, a saúde mental e a instituição, que estarão presentes no planejamento e desenvolvimento da oficina terapêutica. A metodologia incluiu uma análise dialógica que buscou a captura das perspectivações através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o profissional planejador de oficinas terapêuticas bem como o acompanhamento de uma oficina e sua avaliação exploratória acerca da emergência do novo. Deste modo, foram analisadas as ambivalências discursivas, as tensões e os efeitos de significação gerada nos participantes ali presentes e que estavam implicadas no processo criativo, considerando três polaridades implicadas na dinâmica estéticocriativa da atividade oficineira: o ator, a técnica e as outridades. A partir desta análise, entendeu-se que os enunciados produzidos pelo psicólogo estavam focados, predominantemente, em aspectos relativos à emergência do novo que surgiu na atividade oficineira como inesperado, imprevisível, eventicidade e neutralizado, em termos de seu impacto. Deste modo, a criatividade na oficina terapêutica estaria voltada para o surgimento do novo como um fenômeno distribuído, dialógico e social composto de uma irreversibilidade no tempo, de uma afetividade e singularidade existentes no contexto da ação do profissional que se mostra diversa em cada planejamento, execução e reconstrução da oficina proposta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39272
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas Cagliari.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons