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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39282

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Título: Proeja mulheres : um olhar atento às questões do empoderamento feminino
Autor(es): MENEZES, Fernanda Maria Lira de
Palavras-chave: Política pública; Educação de jovens e adultos; Mulheres; Empoderamento
Data do documento: 31-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENEZES, Fernanda Maria Lira de. Proeja mulheres: um olhar atento às questões do empoderamento feminino. 2020. Dissertação (Mestrado em Profissional em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Ocupando, historicamente, um lugar de subordinação que desconsidera o papel da mulher nos processos sociais, econômicos e políticos, e em especial no que se refere às tomadas de decisões, as mulheres tiveram que, ao longo dos anos, reivindicar para terem seus direitos atendidos. É neste sentido que se revela e reitera a importância das políticas públicas com recorte de gênero em prol de uma valorização da mulher e em busca de uma sociedade mais justa. Assim, esta dissertação analisa se e de que modo o Curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo do Proeja Mulheres, Campus Paulista, contribui para o empoderamento de suas estudantes. Pretendendo-se, para tanto, especificamente: Compreender os atravessamentos de gênero e das dimensões do empoderamento na vida das estudantes; Identificar, na perspectiva dos/as docentes e coordenação do curso, se e de que modo o curso contribuiu com os processos de empoderamento das estudantes; Elaborar um produto que servirá como instrumento norteador do Proeja Mulheres com base nos recortes de gênero e empoderamento de mulheres. O método utilizado se constituiu de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com as estudantes, a equipe docente e a coordenação do curso. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo. Assim, com base nas entrevistas, foi encontrado que houve contribuição do curso nas dimensões psicológica e legal do empoderamento das estudantes. Além disso, as atividades trabalhadas no curso favoreceram uma tomada de consciência relevante para o processo de empoderamento das estudantes na dimensão econômica. Este trabalho tem o potencial de fornecer elementos que venham a colaborar com o Programa, favorecendo uma melhor compreensão e intervenção das políticas públicas, buscando compreender em que sentido os objetivos do Proeja Mulheres foram alcançados e quais as dificuldades apresentadas. Além de favorecer outros estudos sobre avaliação de políticas públicas com recorte de gênero.
Descrição: SILVA, Mariana Batista da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BATISTA, Mariana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39282
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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