Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Carla Borba de Mota-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Edvaldo Xavier de-
dc.date.accessioned2021-02-24T12:31:14Z-
dc.date.available2021-02-24T12:31:14Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Edvaldo Xavier de. O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300-
dc.description.abstractDiante da realidade competitiva entre os centros urbanos globais em formas de atrair turistas, as estratégias para o marketing perpassam pela lógica de venda e posicionamento da cidade em estar apta a ser explorada pelo turismo, negócios e investimentos. Para tal execução, são elaboradas por organizações (públicas e/ou privadas) meios de situar a cidade ao público através da produção de conteúdo promocional a partir dos seus fatores diferenciais que possam empenhar o destino de forma atrativa. Nesse cenário, os museus se integraram sob a perspectiva do turismo cultural enquanto importantes equipamentos turísticos capazes de atrair fluxos significativos de visitantes, revelando-se como produto a ser explorado e fortalecedor da imagem atrativa nos moldes de embelezamento da cidade em marketing voltado ao turismo. Nessa perspectiva, observou-se na realidade da cidade do Recife – PE, quanto ao Instituto Ricardo Brennand e sua inserção em materiais promocionais orientados pelo marketing da cidade em posição de destaque. Dessa forma, essa investigação buscou compreender em como o referido museu está inserido no material promocional a fim de situar os fatores e conteúdos explorados através desse Instituto em contribuição a imagem do Recife. A partir da estratégia de pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo, foram selecionados e analisados materiais representativos de marketing da cidade em ambiente online desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife – SETUREL e, em mídias espontâneas, com fundamento em triangulação de dados que o corpus do estudo abarcou. Os resultados obtidos foram essenciais para entender como o museu é utilizado nos conteúdos que buscam agregar diferencial a cidade, em que foi possível dialogar com a lógica dos museus espetaculares do século XXI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectMarketing de cidadept_BR
dc.titleO melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7081152500017591pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1318758213571635pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxGiven the competitive reality among global urban centers in ways of attracting tourists, marketing strategies run through the logic of selling and positioning the city in being able to be explored by tourism, business and investments. For this purpose, associations (public and/or private) develop ways of situating the city to the public through the production of promotional content based on its differential factors that commit the destination legally. In this scenario, museums have integrated themselves from the perspective of cultural tourism as important tourist facilities capable of attracting visitors, revealing themselves as a product to be explored and strengthening the image protected in the embellishment molds of the city in tourism-oriented marketing. In this perspective, it is observed in the reality of the city of Recife - PE, regarding the Ricardo Brennand Institute and its insertion in promotional materials oriented by city marketing in a prominent position. Thus, this investigation investigated to understand how the said museum is inserted in the promotional material in order to situate the elements and contents explored through this Institute in contribution to the image of Recife. Based on the documentary research strategy and the content analysis technique, representative courses of city marketing in an online environment developed by the Secretariat of Tourism, Sports and Leisure of Recife - SETUREL were selected and, in spontaneous media, based on triangulation of data that the study corpus covered. The results obtained were essential for the sense of how the museum is used in the contents that seek to add differential to the city, in which it was possible to dialogue with the logic of the spectacular museums of the 21st century.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdf2,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons