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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39302

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorSEIXAS, Luma da Rocha-
dc.date.accessioned2021-02-25T10:20:19Z-
dc.date.available2021-02-25T10:20:19Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationSEIXAS, Luma da Rocha. Efeitos da utilização de estratégia de adaptabilidade na experiência de criação e compartilhamento de memórias coletivas em aplicação de u-learning. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39302-
dc.description.abstractA aprendizagem ubíqua (u-learning) busca promover a criação de situações que possibilitam qualquer pessoa aprender em qualquer lugar e a qualquer hora de forma adaptada. Dessa forma, os ambientes de aprendizagem ubíqua têm se posicionado como uma ferramenta com potencial abrangente no que diz respeito à adaptabilidade. Nesse trabalho, a adaptabilidade é uma característica que permite a um determinado sistema aplicar mudanças que são iniciadas como resposta a intervenções externas. Com isso, tal abordagem tem sido utilizada para apoiar a aprendizagem em diferentes domínios. Dentre eles, estratégias que colaborem para a educação e preservação do patrimônio histórico. Uma oportunidade a ser explorada é a utilização do espaço urbano como uma forma de aprender sobre locais históricos através de memórias coletivas. Contudo, o cenário da aprendizagem ubíqua tem enfatizado a escassez de trabalhos que caracterizem as estratégias de adaptabilidade existentes, bem como, seus efeitos na experiência dos aprendizes. Neste sentido, essa pesquisa buscou investigar o impacto de uma estratégia de adaptabilidade na experiência de criação e compartilhamento de memórias coletivas dos participantes em uma aplicação ubíqua. Para tanto, a pesquisa seguiu diretrizes do processo de Design Science Research. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar as estratégias de adaptabilidade em ambientes de aprendizagem ubíqua. Um artefato digital foi proposto, desenvolvido e avaliado para permitir acesso à conteúdo geolocalizado, destacando o patrimônio histórico local por meio de memórias coletivas. Com base no paradigma Interpretativista, foi realizada um estudo etnográfico no intuito de investigar as interações em um grupo de convivência de idosos e obter informações sobre sua experiência utilizando o artefato proposto. Concluiu-se que, a utilização do artefato contribuiu no sentido da expansão das narrativas da forma oral para o formato digital através dos locais históricos e memórias compartilhadas. Observou-se que tal interação promoveu o resgate de memórias. A estratégia de adaptabilidade selecionada permitiu que os membros do grupo permanecessem focados nas áreas próximas à sua localização e, consequentemente, pudessem colaborar de forma mais eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia e Interaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Ubíquapt_BR
dc.subjectAdaptabilidadept_BR
dc.titleEfeitos da utilização de estratégia de adaptabilidade na experiência de criação e compartilhamento de memórias coletivas em aplicação de u-learningpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO FILHO, Ivanildo José de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7728566152192331pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxU-learning seeks to promote situations that enable anyone to learn anywhere and anytime in an adapted way. Thus, ubiquitous learning environments have positioned themselves as a tool with vast potential concerning adaptability. In this work, adaptability is a characteristic that allows a given system to apply changes that are initiated in response to external interventions. Thus, such an approach has been used to support learning in different domains. Among them, strategies that collaborate for the education and preservation of historical heritage. An opportunity to be explored is the use of urban space to learn about historical sites through collective memories. However, the u-learning scenario has emphasized the scarcity of studies that characterize the existing adaptability strategies and their effects on the learners' experience. In this sense, this research sought to investigate the impact of an adaptability strategy on the experience of creating and sharing collective memories of the participants in a u-learning application. For this, the research followed the guidelines of the Design Science Research process. Initially, a systematic literature review was conducted to identify adaptability strategies in ubiquitous learning environments. An artifact was proposed to allows access to geolocated content, highlighting the local historical heritage through collective memories. Thought the interpretative paradigm, an ethnography was carried out to investigate the interactions in a group of older adults and obtain information about their experience using the proposed artifact. It was concluded that the use of the artifact contributed towards the expansion of narratives from oral to digital format, through historical sites and shared memories. It was observed that such interaction promoted the rescue of memories. The selected adaptability strategy allowed the group members to remain focused on the areas close to their location and, consequently, could collaborate more effectively.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4062852621660068pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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