Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Edilson Fernandes de-
dc.date.accessioned2021-02-25T14:27:29Z-
dc.date.available2021-02-25T14:27:29Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314-
dc.description.abstractTese de natureza autobiográfica intenta responder ao seguinte questionamento: Qual é a percepção que tenho da minha trajetória de vida desde as séries iniciais à universidade, em relação aos campos artístico e acadêmico-científico e as disposições políticas decorrentes entre 1975 e 2020? Para tanto, a temporalidade autobiográfica corresponde ao início do processo de escolarização numa instituição pública, Escola Municipal de 1º Grau Marechal Arthur da Costa Silva, na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE, com o fechamento correspondendo a um ciclo político experimentado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o processo de ritual de passagem para o estágio mais elevado na carreira docente no Brasil: o de Professor Titular, motivação central deste estudo. A trajetória é demarcada por campos que envolvem a educação, a arte, o ambiente acadêmico, a ciência e a política, cuja hipótese diz respeito a minha transmigração do campo artístico ao acadêmico-científico. Para confirmação dessa hipótese, estabeleci três objetivos, sendo 1) contribuir com o debate acerca do método (auto)biográfico enquanto instrumento de pesquisa e seu impacto em memoriais discursivos; 2) construir e analisar a autonarrativa, focando nas ações que perpassaram a minha ambientação escolar, artística, acadêmico-científica e política; e 3) levantar e analisar diferentes tipologias de fontes que evidenciam a minha mudança de trajetória e a imersão nas atividades científicas e participação na política institucional. Considerando o método (auto)biográfico, em momentos diferentes, gravei 5h20 (cinco horas e vinte minutos) de áudio, mediante roteiro por mim previamente estabelecido, e utilizei da entrevista que havia concedido anteriormente ao Laboratório de História Oral e da Imagem (LAHOI/UFPE), em 2009, com tempo aproximado de 2h14 (duas horas e catorze minutos). Além disso, trouxe para análise massa documental e iconográfica do arquivo pessoal e de diferentes acervos institucionais (escolas, universidades, plataforma do CNPq – meu currículo Lattes –, blogs e jornais online), bem como a minha produção acadêmica: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e anais de congressos. A análise foi realizada a partir dos seguintes marcos conceituais: configuração, sublimação, campo de produção, habitus, individualização, outsider, estratégia e tática, objetivação e subjetivação; que corroboraram a autonarrativa, cujo resultado é o diagrama constructo do “eu” fonte desenvolvido por meio da linguagem científica na transmigração que consegui realizar no itinerário entre a escola, a arte e a vida acadêmica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectItineráriopt_BR
dc.subjectHabitus negropt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectConstructo do “eu” fonte.pt_BR
dc.titleÁ luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e políticapt_BR
dc.typeTese Professor Titularpt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelProfessor Titularpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis of an autobiographical nature attempts to answer the following question: What is my perception of my life trajectory from the initial grades to the University, the artistic, academicscientific field and the political dispositions that ensued between 1975-2020? Therefore, autobiographical temporality corresponds to the beginning of the schooling process at a public institution, Municipal School of 1st Degree Marechal Arthur da Costa Silva, in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE, as well as the closing of a political cycle experienced at the Federal University of Pernambuco-UFPE and the ritual process of moving to the highest stage in the magitery career in Brazil, Full Professor, central motivation of this study. The trajectory is demarcated by fields involving education, art, the academic environment, science and politics, whose hypothesis concerns my transmigration from the artistic field to the academicscientific one. To confirm the hypothesis, three objectives were estabilished 1) contribute to the debate about the (auto) biographical method as an investigation tool and its impact on discursive memorials; 2) build and analyze self-narrative focusing on actions that went through my school, artistic, scientific and political environment; and 3) survey and analyze different types of sources that show my change in trajectory and immersion in scientific activities and participation in institutional policy. Considering the (auto) biographical method, at different times, I recorded 5h20 (five hours and twenty minutes) of audio using a script I had previously established, and used the interview I had previously given to the Oral History and Image Laboratory-LAHOI / UFPE, in 2009, with an approximate time of 2h14 (two hours and fourteen minutes). In addition to this, I brought for analysis a documentary and iconographic mass of the personal archive and of different institutional collections (schools, Universities, CNPq platform - my curriculum Lattes-, blogs and online newspapers), as well as my academic production: books, book chapters, articles in scientific journals and Congress proceedings. The analysis was carried out from the conceptual frameworks configuration, sublimation, production field, habitus, individualization, outsider, strategy and tactic, objectification and subjectivation, which corroborated with the self-narrative, the result of which is the constructive diagram of the “I” source developed by through the scientific language in transmigration that I managed to accomplish in the itinerary between school, art and academic lifept_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece en las colecciones: Memoriais e Teses de Professor Titular (CCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese_EDILSON FERNANDES DE SOUZA.pdf28,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons