Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lucas Victor-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de-
dc.date.accessioned2021-03-04T11:23:19Z-
dc.date.available2021-03-04T11:23:19Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de. Games no ensino de História: possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a inserção dos games ou jogos digitais nas práticas pedagógicas pertinentes ao ensino de história para os anos finais do Ensino Fundamental. Entendendo tratar-se de uma temática que, apesar das numerosas produções a respeito, ainda constitui-se enquanto campo de pesquisa bastante recente, buscamos de início, realizar um estudo do estado do conhecimento sobre o uso de games no ensino de História. A partir disso, também realizamos uma discussão teórica a respeito dos jogos digitais, abordando aspectos como sua conceituação, tipologia, classificação e história. Também realizamos uma discussão acerca do conceito de virtualização e sua relação com a cibercultura, além de levar em consideração suas possibilidades educativas no âmbito da história escolar. As reflexões teórico-metodológicas subsidiaram a produção de um aplicativo chamado "História com games" cujo objetivo é apontar a docentes, possibilidades de uso do recurso nas aulas de História, além de também indicar produções acadêmicas e literárias para pesquisadores que tenham interesse na relação entre os jogos digitais e a prática docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleGames no ensino de História : possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0038561932997194pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0058476610695399pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to reflect on the insertion of digital games or games in the pedagogical practices relevant to the teaching of history for the final years of Elementary School. Understanding that this is a theme that, despite the numerous productions on the subject, is still a very recent field of research, we initially sought to carry out a study of the state of knowledge about the use of games in the teaching of history. From this, we also held a theoretical discussion about digital games, addressing aspects such as their conceptualization, typology, classification and history. We also held a discussion about the concept of virtualization and its relationship to cyberculture, in addition to taking into account its educational possibilities in the context of school history. Theoretical-methodological reflections subsidized the production of an application called "History with games" whose objective is to point out to teachers, possibilities of using the resource in History classes, in addition to also indicating academic and literary productions for researchers interested in the relationship between digital games and teaching practice.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Henrique Penna de Oliveira.pdf2,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons