Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Lucas Victor | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T11:23:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-04T11:23:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Henrique Penna de. Games no ensino de História: possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39337 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a inserção dos games ou jogos digitais nas práticas pedagógicas pertinentes ao ensino de história para os anos finais do Ensino Fundamental. Entendendo tratar-se de uma temática que, apesar das numerosas produções a respeito, ainda constitui-se enquanto campo de pesquisa bastante recente, buscamos de início, realizar um estudo do estado do conhecimento sobre o uso de games no ensino de História. A partir disso, também realizamos uma discussão teórica a respeito dos jogos digitais, abordando aspectos como sua conceituação, tipologia, classificação e história. Também realizamos uma discussão acerca do conceito de virtualização e sua relação com a cibercultura, além de levar em consideração suas possibilidades educativas no âmbito da história escolar. As reflexões teórico-metodológicas subsidiaram a produção de um aplicativo chamado "História com games" cujo objetivo é apontar a docentes, possibilidades de uso do recurso nas aulas de História, além de também indicar produções acadêmicas e literárias para pesquisadores que tenham interesse na relação entre os jogos digitais e a prática docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Games no ensino de História : possibilidades para a utilização dos jogos digitais de temática histórica na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0038561932997194 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0058476610695399 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to reflect on the insertion of digital games or games in the pedagogical practices relevant to the teaching of history for the final years of Elementary School. Understanding that this is a theme that, despite the numerous productions on the subject, is still a very recent field of research, we initially sought to carry out a study of the state of knowledge about the use of games in the teaching of history. From this, we also held a theoretical discussion about digital games, addressing aspects such as their conceptualization, typology, classification and history. We also held a discussion about the concept of virtualization and its relationship to cyberculture, in addition to taking into account its educational possibilities in the context of school history. Theoretical-methodological reflections subsidized the production of an application called "History with games" whose objective is to point out to teachers, possibilities of using the resource in History classes, in addition to also indicating academic and literary productions for researchers interested in the relationship between digital games and teaching practice. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Henrique Penna de Oliveira.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons