Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39381

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Thays Keylla de-
dc.date.accessioned2021-03-17T22:32:53Z-
dc.date.available2021-03-17T22:32:53Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Thays Keylla de. Nos fios da memória latino-americana: narrativas da pós-ditadura na Argentina, no Brasil e no Chile. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39381-
dc.description.abstractAs literaturas latino-americanas cultivam no contemporâneo, pós-ditatorial, memórias do passado recente, em uma construção de sentidos sobre o traumatismo coletivo das ditaduras (RICOEUR, 2007). Nesta tese, analisam-se narrativas contemporâneas da Argentina, do Brasil e do Chile a partir de autores da geração dos filhos, ou segunda geração, para examinar como aqueles que ou eram crianças ou nem eram nascidos no período ditatorial lidam com as dores e os vazios ocasionados pelo terrorismo de Estado, a partir, sobretudo, da pós-memória (HIRSCH, 2015) e da memória cultural (ASSMANN, 2011). A estrutura da tese está dividida em capítulos autônomos que se interligam e complementam. Na introdução, apresento as bases teóricas e particularidades do processo de pesquisa. Depois, há três capítulos para cada literatura nacional com apreciação específica, em que se analisam as seguintes obras: Los Topos (2008), de Félix Bruzzone; Soy un bravo piloto de la nueva China (2015), de Ernesto Semán; Azul Corvo (2014), de Adriana Lisboa; Ainda estou aqui (2015), de Marcelo Rubens Paiva; La dimensión desconocida (2018), de Nona Fernández; e Formas de volver a casa (2011), de Alejandro Zambra. Na sequência, há um capítulo sobre espaços de memória e artes visuais no que concerne aos trabalhos da memória (JELIN, 2002), no qual teço apreciações sobre vários artistas, destaco: Lucila Quieto, com Arqueología de la Ausencia (1999-2001), e Alfredo Jaar, com Geometría de la conciencia (2010). E concluo com algumas considerações comparativas entre os três países que integram a análise. O estudo conta, ainda, com material complementar composto pelas quarenta narrativas lidas durante o doutorado e algumas obras do audiovisual que suplementaram o aporte literário e teórico. Através da pesquisa, constata- -se como a literatura representa, junto a outros artefatos culturais, um meio de memória simbólico e efetivo da transmissão multi, inter e transgeracional, como a segunda geração elabora novas perguntas e novas hipóteses interpretativas a partir da experiência de filhos, em um constante exercício de impedir o esquecimento, no dever de memória que possibilita uma construção de trabalhos da memória, de forma complexa e crítica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemórias nas narrativas contemporâneaspt_BR
dc.subjectLiteratura da pós-ditadurapt_BR
dc.subjectNarrativas latino-americanaspt_BR
dc.titleNos fios da memória latino-americana : narrativas da pós-ditadura na Argentina, no Brasil e no Chilept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5273016154795586pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLa literatura latinoamericana cultiva en el contemporáneo, posdictatorial, memorias del pasado reciente, en una construcción de sentidos sobre el trauma colectivo de las dictaduras (RICOEUR, 2007). En esta tesis, analizamos narraciones contemporáneas de Argentina, Brasil y Chile de autores de la generación de los hijos, o segunda generación, para examinar cómo los hijos que o eran niños o siquiera eran nacidos en el periodo dictatorial trabajan con el dolor y el vacío causados por el terrorismo de Estado, especialmente desde la posmemoria (HIRSCH, 2015) y de la memoria cultural (ASSMANN, 2011). La estructura de la tesis se divide en capítulos autónomos que se interconectan y se complementan entre sí. En la introducción, presento las bases teóricas y las particularidades del proceso de investigación. A continuación, están los tres capítulos dedicados específicamente a cada literatura nacional, en el cual construyo un análisis de las siguientes obras: Los Topos (2008), de Félix Bruzzone; Soy un bravo piloto de la nueva China (2015), de Ernesto Semán; Azul Corvo (2014), de Adriana Lisboa; Ainda estou aqui (2015), de Marcelo Rubens Paiva; La dimensión desconocida (2018), de Nona Fernández; e Formas de volver a casa (2011), de Alejandro Zambra. A continuación, hay un un capítulo sobre espacios de memoria y artes visuales en relación con los trabajos de la memoria (JELIN, 2002). Y concluyo con algunas consideraciones comparativas entre los tres países que integran el análisis. El estudio también ofrece material complementario compuesto por las cuarenta narraciones leídas durante el doctorado y algunas obras audiovisuales que complementaron el aporte literario y teórico. A través de la investigación, podemos ver cómo la literatura representa, junto con otros artefactos culturales, un medio simbólico y efectivo de transmisión de la memoria multi, inter y transgeneracional, en un ejercicio político constante contra el olvido, en el deber de memoria que permite una construcción compleja y crítica de los trabajos de la memoria.pt_BR
dc.description.abstractxContemporary, post-dictatorial Latin American Literatures cherish memories of the recent past, interweaving meanings of the collective trauma of dictatorships into its plots (RICOEUR, 2007). In this dissertation, we analyze narratives from Argentina, Brazil and Chile, by second generation authors, in order to examine how those who were children or even unborn in the dictatorial periods deal with the pain and emptiness caused by state terrorism, especially addressing post-memory (HIRSCH, 2015) and cultural memory (ASSMANN, 2011). The structure of this study is divided into autonomous chapters that interconnect and complement each other. In the introduction, I present the theoretical background and particularities of this research. Then there are three chapters, one for each national literature, in which I analyze the following works: Los Topos (2008), by Félix Bruzzone; Soy un bravo piloto de la nueva China (2015), by Ernesto Semán; Azul Corvo (2014), by Adriana Lisboa; Ainda estou aqui (2015), by Marcelo Rubens Paiva; La dimensión desconocida (2018), by Nona Fernández, and Formas de volver a casa (2011), by Alejandro Zambra. These analyses are followed by a chapter on places of memory and visual arts concerning labors of memory (JELIN, 2002), in which I explore the works of various artists, from whom I highlight: Lucila Quieto and her Arqueología de la Ausencia (1999-2001), and Alfredo Jaar and his Geometría de la conciencia (2010). This work comes to an end with some comparative considerations on the three countries that make up the analysis. The study also brings complementary material composed of descriptions of forty narratives read during the Ph.D. research and of some audiovisual works that supplemented its literary and theoretical contribution. Throughout this research, one may see how literature represents, along with other cultural artifacts, a symbolic and effective means of memory for the multi-, inter- and transgenerational transmission, as the second generation elaborates new questions and new interpretative hypotheses based on their own experiences, transforming art into a constant practice of prevention from forgetting, and into an exercise of the duty of memory that enables the construction of memory works, in a complex and critical way.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Thays Keylla de Albuquerque.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons