Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39457
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALCEDO, Diego Andres | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Vinícius Cabral Accioly | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T11:56:14Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T11:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-27 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Vinícius Cabral Accioly. Epistemografia Interativa como prática em ambientes digitais: um protótipo no Repositório Filatélico Brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39457 | - |
dc.description.abstract | A forma de classificação positivista não deixa margem para que conhecimentos fora dos ciclos de domínio especializado sejam divulgados e aproveitados. Dessa forma é preciso pensar práticas integrativas que deem oportunidade igual para que diferentes visões de mundo possam ser utilizadas para representar itens em ambientes digitais, uma classificação aberta e constantemente mutável, potencializando a serendipidade. Partindo desses pressupostos o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um protótipo para potencializar a Epistemografia Interativa em um ambiente digital. Os objetivos específicos foram três. Investigar a Epistemografia Interativa e sua apropriação teórica no campo da Ciência da Informação. Identificar e debater sobre pesquisas e soluções que tratem de modelos interativos para classificação de itens informacionais em ambientes digitais. Utilizar tecnologias da Web Semântica no Repositório Filatélico Brasileiro. Os procedimentos metodológicos incluíram identificação e estudo da bibliografia científica das áreas da Ciência da Informação, especialmente, a obra de Antonio García Gutiérrez e da Computação, particularmente, no que tratou sobre tecnologias da Web Semântica. Utilizou a descrição de 32 selos postais do livro Pernambuco nos Selos Postais para subsidiar o protótipo com esses itens informacionais. Empregou o processo de wikificação utilizando o Wikifier e o JenaTDB como repositório. Fez uso do SPARQL como linguagem de recuperação e relacionamento semântico dos itens informacionais para visualização da informação. Como considerações finais a pesquisa ilustra o desenvolvimento do protótipo e explica as suas funcionalidades. Aplicou distintas tecnologias e conceitos num modelo de protótipo para aplicação da Epistemografia Interativa. Sugere, por fim, pesquisas futuras em que sejam criadas condições para visualização e navegação em ambientes digitais que possibilitem a serendipidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Epistemografia Interativa | pt_BR |
dc.subject | Web Semântica | pt_BR |
dc.subject | Serendipidade | pt_BR |
dc.subject | Selo Postal | pt_BR |
dc.title | Epistemografia Interativa como prática em ambientes digitais : um protótipo no Repositório Filatélico Brasileiro | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORRÊA, Renato Fernandes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9912763950796247 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6871433739604898 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The positivist form of classification leaves no room for knowledge outside the specialized domain cycles to be disseminated and harnessed. Thus it is necessary to think integrative practices that give equal opportunity so that different worldviews can be used to represent items in digital environments, an open and constantly changing classification, enhancing serendipity. Based on these assumptions, the general objective of the research was to develop a prototype to enhance Interactive Epistemography in a digital environment. The specific objectives were three. Investigate Interactive Epistemography and its theoretical appropriation in the field of Information Science. Identify and discuss research and solutions that address interactive models for classifying informational items in digital environments. Using Semantic Web technologies in the Brazilian Philatelic Repository. The methodological procedures included identification and study of the scientific bibliography of the areas of Information Science, especially the work of Antonio García Gutiérrez and Computation, particularly in what he dealt with semantic web technologies. He used the description of 32 postage stamps from the book Pernambuco in Postage Stamps to subsidize the prototype with these informational items. Employed the wikification process using Wikifier and JenaTDB as repository. It made use of SPARQL as a retrieval language and semantic relationship of informational items for information visualization. As final considerations the research illustrates the development of the prototype and explains its functionalities. He applied different technologies and concepts in a prototype model for the application of Interactive Epistemography. Finally, it suggests future research in which conditions are created for visualization and navigation in digital environments that allow serendipity. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7536537827447217 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vinicius Cabral Accioly Bezerra.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons