Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39459

Compartilhe esta página

Título: Morro da Conceição : o movimento musical e suas interações com a educação
Autor(es): SANTOS, Romero Bomfim dos
Palavras-chave: Música; Educação; Movimento Musical; Morro da Conceição
Data do documento: 16-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Romero bomfim dos. Morro da Conceição: o movimento musical e suas interações com a educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O Morro da Conceição, localizado na zona norte do Recife, tem sido cenário de diversos movimentos sociais. Nesses, a música tem se apresentado como uma das principais ferramentas nas lutas e reinvindicações sociais. O presente trabalho buscou compreender a relação da música produzida hoje no Morro da Conceição com os movimentos populares ocorridos no Recife nas décadas de 1970 e 1980. Esses movimentos tiveram importância significativa no Morro da Conceição, sobretudo a partir das ações do padre Reginaldo Veloso, que assume a paroquia do Morro em 1978 e, engajado com a população, buscou orientar a comunidade sobre seus direitos e a lutar por eles. O trabalho apresenta a seguinte questão central: como o movimento dos anos 1970 e 1980 da Igreja Católica contribuiu/contribui para a formação político-cultural dos músicos contemporâneos do Morro da Conceição? Procuramos, portanto, apresentar um perfil musical da comunidade do Morro da Conceição, levando em conta os fatores históricos, culturais e sociais, procurando compreender o papel e a importância dos movimentos sociais acima apresentados na música produzida hoje na comunidade. A autoetnografia foi o aporte metodológico que nos ajudou no desenvolvimento desta pesquisa. Essa metodologia valida e legitima o sujeito a falar da cultura a qual pertence, pois ao utilizar o termo “auto”, a singularidade de cada sujeito é enfatizada e o “etno” situa esse mesmo sujeito em seu grupo cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39459
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Romero Bomfim dos Santos.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons