Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorZIEGELMAIER, Rafael Suarez-
dc.date.accessioned2021-03-25T13:45:54Z-
dc.date.available2021-03-25T13:45:54Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.citationZIEGELMAIER, Rafael Suarez. Modelo E-motion: componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464-
dc.description.abstractOs movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de movimentopt_BR
dc.subjectLaban Movement Analysispt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.titleModelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3113779571841568pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe movements of the human body involve both action and perception, and through them, we are able to recognize the intentions and emotional states of other people. Body movement as communication is studied in several areas of knowledge, and recent research in Human-Computer Interaction (HCI) explores how human movement can be integrated into digital contexts, which led to the development of new tools, theoretical models and computational techniques for capture, analyze and visualize the complexity of human movement in various fields such as character animation, game design, interaction design, gesture recognition, computer vision, and robotics. These researches aim to extract from human movements not only their mathematical data of spatial displacement but mainly, data on the meaning, intention and communicative power of the movement. In order to do so, the researchers used the Laban Movement Analysis (LMA) method, which provides a conceptual framework capable of generating parameters that allow the association between the body movements and the intentions and emotions that motivated them. This thesis addresses the lack of definition of a model for the application of the LMA method as a design instrument and proposes the development of a model that determines which components of the LMA method are associated with the characteristic movements expressed in different emotional states. The development of this project took place through a combination of review and applied study. The first one covers theoretical concepts of the technique of Animation and the method of analysis of movements developed by Rudolf Laban. We also discuss how the method has been used in several kinds of research in the area of Human-Computer Interaction (HCI) and delimit the scope of the emotions to be searched according to Russel's Circumplex of Affect. The applied study, however, is composed of two parts. In the first one, we explain the reasons for the use of animation films as a reference of the work, the criteria for the selection of the scenes, how the analysis method was applied to catalog them and classify and discuss the data obtained. In the second part, we present the E-motion model and submit it to a test with users. Then, we used the practical results of the first test so that another group of evaluators confirmed the effectiveness of the model.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdf13,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons