Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | BANDIM, Igor Andreas Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-27T15:25:18Z | - |
dc.date.available | 2021-03-27T15:25:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.citation | BANDIM, Igor Andreas Rodrigues. As dimensões do ensaio: forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39495 | - |
dc.description.abstract | O escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) e o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) costumam ser citados, ao lado de nomes como Marcel Proust, James Joyce e Franz Kafka, como consagrados representantes da literatura moderna universal. Autores de obras de caráter aberto e fragmentário, além de caracterizadas, em vários sentidos, pela marca do inacabamento, um e outro fixaram suas preocupações estéticas em dois livros que são considerados, pela crítica, “momentos-chave”, decisivos, de seus projetos literários: O homem sem qualidades e o Livro do desassossego – “escrito” pelo semi-heterônimo Bernardo Soares –, respectivamente. Considerando esses aspectos, argumento nesta pesquisa que é possível identificar, nos dois textos, em sentidos muito próximos e semelhantes – e mesmo, em alguns casos, “coincidentes” –, a “presença” da forma literária do ensaio. O objetivo do estudo é explorar e analisar, de uma perspectiva comparada, os diversos “níveis” em que o ensaísmo pode ser discutido e identificado nas duas obras – como forma, como “modo” de conhecimento e como princípio ético –, apontando-o como um elemento central na elucidação de seus diversos processos literários. Após discutir as características e marcas constitutivas do gênero ensaístico e depois de desenvolver uma discussão teórica a partir de referências fundamentais sobre o tema, como as contribuições de Georg Lukács, Theodor Adorno e Max Bense, entre outros, analiso comparativamente as marcas do ensaio nas obras literárias, portanto, nos chamados planos estético, epistemológico e ético. É possível constatar, por fim, que as obras e os autores apresentam muitas convergências no modo como ensaio nelas se “apresenta”. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Robert Musil | pt_BR |
dc.subject | Fernando Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Literatura moderna | pt_BR |
dc.subject | Ensaio | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.title | As dimensões do ensaio : forma, ética e conhecimento em O homem sem qualidades e no Livro do desassossego | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8545928912366554 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3975152604166388 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Austrian writer Robert Musil (1880-1942) and the Portuguese poet Fernando Pessoa (1888-1935) are often cited, along with names such as Marcel Proust, James Joyce and Franz Kafka, as renowned representatives of universal modern literature. Authors of works of open and fragmentary character, and characterized in many ways by the mark of the unfinished, both set their aesthetic concerns in two books that are considered, by critics, key, decisive moments, of their literary projects: respectively, Der Mann ohne Eigenschaften and Livro do desassossego – “written” by the semi-heteronym Bernardo Soares. Considering these aspects, I argue in this research that it is possible to identify in both texts, in very close and similar directions, and in some of them "converging", the “presence” of the literary form of the essay. The aim of this study is to explore and analyze, from a comparative perspective, the various “levels” in which essayism can be identified, discussed and compared in both works – as a form, as a “kind” of knowledge and as an ethical principle –, pointing it as a central element in the elucidation of its literary processes. After discussing the characteristic and constitutive marks of the essay genre and after developing a theoretical discussion based on fundamental references on the subject, such as the contributions of Georg Lukács, Theodor Adorno and Max Bense, among others, I therefore analyze, comparatively, the marks of the essay in both literary works within the so-called aesthetic, epistemological and ethical levels. Finally, it can be seen that the works and the authors converge, in many instances, in the way the essay “presents itself” to them. | pt_BR |
dc.description.abstractx | A menudo se cita al escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) y al poeta portugués Fernando Pessoa (1888-1935), junto con nombres como Marcel Proust, James Joyce y Franz Kafka, como reconocidos representantes de la literatura moderna universal. Autores de obras de carácter abierto y fragmentario, y que son, en muchos sentidos, marcadas por lo inacabado, ambos fijaron sus preocupaciones estéticas en dos libros que son considerados "momentos clave", decisivos, de su proyectos literarios: respectivamente, Der Mann ohne Eigenschaften y el Livro do desassossego – “escrito” por Bernardo Soares. Teniendo en cuenta estos aspectos, argumento de que es posible identificar en ambos textos, en direcciones muy cercanas y similares, y en algunas de ellas "convergentes", la "presencia" de la forma literaria del ensayo. El objetivo del estudio es explorar y analizar, desde una perspectiva comparativa, los diversos "niveles" en los que el ensayo puede identificarse y discutirse en las obras –como una forma, "modo" de conocimiento y un principio ético–, y señalarlo como un elemento central en la elucidación de sus procesos literarios. Después de discutir las características y las marcas constitutivas del género del ensayo y después de desarrollar una discusión teórica basada en referencias fundamentales sobre el tema, como las contribuciones de Georg Lukács, Theodor Adorno y Max Bense, entre otros, analizo, relativamente, las marcas del ensayo en las obras literarias, en los llamados planos estético, epistemológico y ético. Finalmente, es posible verificar que las obras y los autores presentan muchas convergencias en la forma en que el ensayo se "presenta" a ellos. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Igor Andes Rodrigues Bandim.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons