Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39506
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Antonio Carlos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T16:50:04Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T16:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonio Carlos da. (Re) escrevendo os roteiros no cenário da educação: teatro, protagonismo e dinâmicas de subjetivação entre estudantes de escolas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39506 | - |
dc.description.abstract | Ações educativas frutos da adesão de escolas públicas a programas e projetos sociais que fazem diferença na vida de adolescentes e jovens, à medida que lhes oportunizam novos aprendizados, através de atividades criativas proporcionadas pela Educação Popular, adotando oficinas de teatro, possibilita a movimentação de subjetividades e identidades, contribuindo com suas constituições. Os caminhos percorridos aqui vão desde o currículo escolar, passando pela afirmação da importância do teatro na Educação, fazendo uma breve incursão na história dos movimentos sociais, tendo na Educação Popular sua principal contribuição; identificando a construção das subjetividades e identidades de jovens partícipes dos grupos de teatro pesquisados, a construção do ethos, das lógicas sociais e das lógicas das fantasias presentes nos discursos das e dos estudantes partícipes dos grupos pesquisados. A presente pesquisa teve como principal objetivo, buscar compreender em que medida a participação de jovens nos grupos de teatro das duas escolas públicas pesquisadas contribuiu na constituição de suas subjetividades. Para desenvolvimento da pesquisa foram elaborados objetivos específicos que uma vez alcançados, compuseram o escopo do seu texto final. Ao constatar as movimentações das pessoas e dos grupos, e ao entender o funcionamento de suas engrenagens, pode-se compreender a importância desses projetos no protagonismo juvenil nos grupos de teatro e sua reverberação nas vidas desses e dessas jovens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro Escolar | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | (Re) escrevendo os roteiros no cenário da educação: teatro, protagonismo e dinâmicas de subjetivação entre estudantes de escolas públicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0446318392684554 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5336313595044838 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Educational actions fruit of the adhesion of public schools to programs and social projects that make a difference in the lives of adolescents and young people, as they are given new opportunities to learn, through the creative leisure provided by Popular Education, adopting theater workshops, enables the movement of subjectivities and identities, contributing with their constitutions. The paths taken here range from the school curriculum to the affirmation of the importance of theater in Education, making a brief incursion in the history of social movements, having in Popular Education its main contribution; identifying the construction of subjectivities and identities of young participants of the theater groups researched, the construction of ethos, social logics and the logics of fantasies present in the discourses of the participants and students of the groups researched. The main objective of this research was to understand to what extent the participation of young people in the theater groups of the two public schools researched contributed to the constitution of their subjectivities. For the development of the research, specific objectives were elaborated that, once reached, composed the scope of its final text. By observing the movements of people and groups, and by understanding how their gears work, one can understand the importance of these projects in the protagonism of youth in the theater groups and their reverberation in the lives of these young people. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Antonio Carlos da Silva.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons