Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39510

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Telma Ferraz-
dc.contributor.authorFRANÇA FILHO, José Carlos de-
dc.date.accessioned2021-03-29T17:15:43Z-
dc.date.available2021-03-29T17:15:43Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationFRANÇA FILHO, José Carlos de. O ensino do estilo dos gêneros discursivos : reflexões conceituais e proposições em livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39510-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo sistematizar o conceito de estilo do gênero na obra do Círculo de Bakhtin, assim como as indicações sobre o seu ensino; e analisar o ensino do estilo dos gêneros discursivos em livros didáticos de Língua Portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental, com base nos pressupostos bakhtinianos sobre estilo. Para tanto, dividimos nosso estudo em duas partes: na primeira, desenvolvemos reflexões sobre estilo dos gêneros discursivos e seu ensino; na segunda, analisamos orientações e proposições referentes ao ensino do estilo dos gêneros discursivos em coleções de livros didáticos. O paradigma qualitativo se fez necessário para orientar nosso percurso investigativo, dada a necessidade de depreender significados e (re)construir conceitos. Para o desenvolvimento da primeira parte de nosso estudo, lançamos mão da pesquisa bibliográfica. Para a segunda parte, utilizamos a pesquisa documental. A análise de conteúdo foi utilizada como abordagem para análise e interpretação dos dados de nossa pesquisa. O estudo bibliográfico nos proporcionou perceber que o estilo apresenta dimensões diversas, cujos aspectos podem ser tomados para reflexão, indicando ser possível seu ensino/estudo. Tais dimensões/aspectos propiciaram a criação de algumas das categorias de análise das atividades propostas nas coleções didáticas. Na perspectiva bakhtiniana, estilo é um dos elementos constitutivos do gênero discursivo, estando seu conceito relacionado, indissoluvelmente, a outros elementos e conceitos, de forma que seu estudo (ensino-aprendizagem) só se pode realizar numa perspectiva sociodialógica. Com relação ao que orientam e propõem livros didáticos do 4º e 5º anos do ensino fundamental (pesquisa documental), observamos que as duas coleções didáticas analisadas trazem orientações a respeito do trabalho com os gêneros discursivos no manual do professor. Nessas orientações, observam-se indicações do trabalho com o estilo, embora a grande maioria se apresente de forma indireta/implícita. No que se refere às atividades propostas com foco em aspectos do estilo do gênero nas referidas coleções, foi possível observar que ambas apresentaram atividades que suscitam reflexão sobre aspectos do estilo dos gêneros discursivos. Por outro lado, observou-se que a coleção “Ápis” empreendeu mais esforços no desenvolvimento de tal reflexão, tendo proposto mais atividades e abordado mais aspectos que a coleção “Projeto Buriti”. Consideramos, no entanto, que ambas as coleções desenvolveram um trabalho insuficiente de reflexão sobre estilo do gênero para dois anos letivos, visto que a ausência e/ou a baixa frequência de atividades pertencentes a determinadas categorias comprometem a mobilização de uma maior diversidade de aspectos do estilo do gênero que concorrem para a construção estilística dos enunciados concretos. No que diz respeito a como esse trabalho de reflexão sobre estilo do gênero foi proposto nas duas coleções, verificamos que as reflexões foram suscitadas a partir de gêneros discursivos diversos, e em seções variadas nas duas coleções. Com relação à perspectiva de abordagem estilística das atividades propostas, observamos que, em sua maioria, aproximam-se mais de uma perspectiva enunciativa de estilo, embora algumas delas ainda precisem melhorar a forma de suscitar a reflexão sobre os aspectos do estilo dos gêneros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneros Discursivospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO ensino do estilo dos gêneros discursivos : reflexões conceituais e proposições em livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8028025294378576pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to systematize the concept of style in the work of the Bakhtin Circle, as well as the indications about its teaching; and to analyze the teaching of the style of the genre in textbooks of Portuguese Language of the 4th and 5th years of elementary school, based on the Bakhtinian assumptions about style. To do so, we divided our study into two parts: in the first, we developed reflections on style and its teaching; in the second, we analyze orientations and propositions regarding the teaching of the style in textbook collections. The qualitative paradigm was necessary to guide our investigative path, due to the need to understand meanings and (re)construct concepts. For the development of the first part of our study, we used bibliographic research. For the second part, we used documentary research. Content analysis was used as an approach for analyzing and interpreting our research data. The bibliographic study allowed us to perceive that style has different dimensions, whose aspects can be taken for reflection, indicating that their teaching / study is possible. Such dimensions / aspects led to the creation of some of the categories of analysis of the activities proposed in the didactic collections. In the Bakhtinian perspective, style is one of the constitutive elements of the genre, and its concept isintrinsically related to other elements and concepts, so that its study (teaching learning) can only be carried out from a sociodialogical perspective. Concerning of what textbooks for the 4th and 5th years of elementary school guide and propose (documentary research), we observed that the two didactic collections analyzed provide guidance regarding the work with the genres in the teacher's manual. In these guidelines, indications of work with style are observed, although the vast majority are presented in an indirect / implicit way. Regarding the activities proposed with a focus on aspects of the style of the genre in the aforementioned collections, it was possible to observe that both presented activities that arouse reflection on aspects of the style. On the other hand, it was observed that the “Ápis” collection made more efforts in the development of such reflection, as it proposed more activities and addressed more aspects than the “Projeto Buriti” collection. We consider, however, that both collections have developed an insufficient work of reflection on the style of the genre, considering that it is two academic years, since the absence and / or the low frequency of activities belonging to certain categories compromise the mobilization of a greater diversity of aspects of the style that contribute to the stylistic construction of concrete utterance. Concerning of how this work of reflection on style was proposed in the two collections, we found that the reflections were raised from different genres and in different sections in the two collections. Regarding the perspective of a stylistic approach to the proposed activities, we observed that, for the most part, they are closer to an enunciative perspective of style, although some of them still need to improve the way of raising reflection on aspects of the style of the genres.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE José Carlos de França Filho.pdf8,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons