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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39512
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Rosângela Tenório de | - |
dc.contributor.author | BELARMINO, Natália Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:20:43Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T17:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | BELARMINO, Natália Machado. Youtubers como uma pedagogia cultural de gênero : enunciados sobre menina-mulher nos canais de YouTube. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39512 | - |
dc.description.abstract | Nesta tese “Youtubers como uma pedagogia cultural: enunciados sobre menina-mulher nos canais de YouTube”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, no núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, defendo que os enunciados advindos do YouTube, em sua materialidade, atuam como uma pedagogia cultural que interpenetra outras pedagogias na produção de representações de gênero por sua ação performática. Nesse sentido, argumento que, como pedagogia cultural, tal mídia orienta condutas de ser menina-mulher incorporando enunciados de outras discursividades midiáticas em suas regularidades e contradições. O estudo que sustenta esta tese tem como referência o campo dos Estudos Culturais em Educação, com foco na Pedagogia Cultural, Estudos de Gênero e Estudos Feministas, e a Análise do Discurso foucaultiana. O objetivo desta tese é mostrar como os canais de YouTube, com seus discursos, operam como uma pedagogia com o desejo de ensinar a uma geração como deve ser e se comportar em relação às identidades de gênero. Esse arcabouço teórico e metodológico foi indispensável para a investigação dos canais de YouTube, vistos nesta pesquisa como um artefato cultural com uma função pedagógica. Para esta tese utilizo como arquivo enunciados de cinco canais de YouTube: Fabiola Melo, Ana Lu Masi e JoutJout Prazer (adultos); e Planeta das Gêmeas e Juliana Baltar (infantojuvenis). Face à análise empreendida nos canais, indico três elementos que sobressaem ao incitar e interpelar mulheres, homens e crianças em suas identidades de gênero: espaços de propaganda sexista e consumista; espaços de autointerpretação com ações performáticas, onde se incita o debate, criar uma rede discursiva ou conformar os sujeitos em suas posições de gênero; além de uma forte interlocução com (as)os seguidoras(es). Nesse sentido, a análise aponta os canais de YouTube, através da rede discursiva engendrada, como sendo artefatos com potência para a construção de identidades de gênero. A sequência da análise demonstra o quanto os vídeos veiculados na plataforma são importantes e atuantes na construção dos sujeitos, em relação a formas de ver os sujeitos e posições ocupadas por cada um de nós na vida em sociedade, em específico na construção da menina-mulher e feminilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Youtubers | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Youtubers como uma pedagogia cultural de gênero : enunciados sobre menina-mulher nos canais de YouTube | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6384393479263313 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9030367663083004 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this doctoral thesis, held at the Center of Teacher Education and Pedagogical Practice of UFPE Education Graduate Program, and titled “Youtubers as a cultural pedagogy: utterances about being a womanly girl on YouTube channels”, I claim that these statements coming from YouTube act, in their materiality, as a cultural pedagogy that interpenetrates other pedagogies when producing gender representations by their performative action. In this sense, I argue that such media, as a cultural pedagogy, guide these womanly-girl demeanors by incorporating utterances from other mediatic discourses regarding their regularities and contradictions. The literature review that supports this thesis is based on the Cultural Studies in Education field, with a focus on Cultural Pedagogy, Gender and Feminist Studies, and Foucauldian Discourse Analysis. The aim of this thesis is to show how these YouTube channels’ discourses operate as a pedagogy that intends to teach a generation on how to be or behave towards gender identities. This theoretical and methodological framework was essential to the YouTube channels’ investigation, which was treated in this research as a cultural artifact with a pedagogical function. For this doctoral thesis I use as a reference some utterances taken from the following five YouTube channels, namely: Fabiola Melo, Ana Lu Masi, JoutJoutPrazer(adult channels), Planeta das Gêmeas and Juliana Baltar(children and youth channels). In light of the analysis carried out on the channels, I point out three aspects that stand out when inciting and questioning women, men and children about their gender identities, namely: spaces for sexist and consumerist propaganda; spaces of self-interpretation through performative actions (where the debate is fomented) to create a discursive network or to shape the subjects into their gender positions; in addition to build up a strong dialogue with their followers. Through an engendered discursive network, the analysis points out to YouTube channels, in this sense, as being potent artifacts in the construction of gender identities. Furthermore, the analysis sequence shows how important and active these videos on the platform are when it comes to the construction of the subjects (more specifically in the construction of womanly-girl demeanors and femininity), regarding the ways of seeing them and the positions taken by each one of us in society. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dans cette thèse, intitulée «Les youtubeurs en tant qu’une pédagogie culturelle: des énoncés sur les filles-femmes sur les chaînes YouTube», menée dans le cadre du Programa de Pós-GraduaçãoemEducação de l’UFPE, au groupe de Formation d’Enseignants et Pratique Pédagogique, je soutiens que les énoncés issus du YouTube, dans leur matérialité, agissent en tant qu’une pédagogie culturelle qui interpénètre d'autres pédagogies dans la production de représentations de genre par leur action performative. Dans cette optique, je soutiens que ces médias, en tant que pédagogie culturelle, guident des conduites d'être fille-femme en rattachant des énoncés d'autres discours médiatiques dans leurs régularités et leurs contradictions. L'étude qui soutient cette thèse est basée sur le domaine des Études Culturelles en Éducation, mettant l'accent sur la Pédagogie Culturelle, les Études de Genre et les Études Féministes, et l'Analyse du Discours de Foucault. Le but de cette thèse est de montrer comment les chaînes YouTube, avec leurs discours, opèrent comme une pédagogie avec l’ambition de faire apprendre à une génération comment être et comment se conduire par rapport aux identités de genre. Ce cadre théorique et méthodologique a été indispensable aux analyses des chaînes YouTube, prises dans cette recherche comme un artefact culturel à fonction pédagogique. Pour cette thèse, j'utilise comme archive les énoncés de cinq chaînes YouTube : Fabiola Melo, Ana Lu Masi et JoutJoutPrazer (adultes); et PlanetadasGêmeas et Juliana Baltar (enfants et adolescents). Au regard de l'analyse menée dans les chaînes, je souligne trois éléments qui en ressortent lorsqu’on y incite et interpelle les femmes, les hommes et les enfants dans leurs identités de genre: des espaces publicitaires sexistes et de consommation; des espaces d'auto-interprétation à des actions performatives, où le débat est incité pour créer un réseau discursif ou pour conformer les sujets à leurs positions de genre; outre un fort dialogue avec les abonnées (abonnés). En ce sens, l'analyse met en évidence les chaînes YouTube, à travers le réseau discursif engendré, en tant qu’artefacts ayant une puissance pour la construction d’identités de genre. La séquence de l'analyse démontre à quel point les vidéos de la plateforme sont importantes et actives dans la construction des sujets, par rapport aux manières de les envisager et aux positions occupées par chacun de nous dans la vie sociale, plus précisément dans la construction de la fille-femme et de la féminité. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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