Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39530

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, José Bento Rosa da-
dc.contributor.authorCARMO, Jefferson Gonçalo do-
dc.date.accessioned2021-03-30T04:26:36Z-
dc.date.available2021-03-30T04:26:36Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationCARMO, Jefferson Gonçalo do. “Ao teatro, pois, todos os abolicionistas”: o teatro abolicionista e movimento antiescravista em Recife entre 1880 e 1886. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39530-
dc.description.abstractNa década de 1880 o movimento abolicionista começa a abalar as estruturas do Império brasileiro contestando a permanência do modelo escravista de trabalho. O país que buscava se mostrar ao mundo como civilizado ainda mantinha tal forma de trabalho que gerou o descontentamento de setores da sociedade e que foi paulatinamente se transformando em um movimento de grandes proporções. Uma das formas de divulgar as ideias em relação à abolição da escravatura foi usar o interior dos teatros. Além da propaganda, se coletava uma quantia de dinheiro que compraria a liberdade de um ou mais escravizados ou escravizadas. Sendo com isso uma forma de diminuir o número de cativos no país sem que gerasse uma revolução aos moldes do que aconteceu nos Estados Unidos. Houve toda uma mobilização para que os espetáculos acontecessem e tivesse a participação do maior número possível de pessoas. As sociedades emancipacionistas tiveram um papel de destaque no movimento do teatro abolicionista, pois, eram na maioria das vezes essas agremiações as responsáveis pelas realizações dos espetáculos. Outro grupo que contribuiu muito para a proliferação dos eventos foram as empresas dramáticas, que foram um dos pilares para o sucesso da campanha libertadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco - Históriapt_BR
dc.subjectEscravidão – Pernambucopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectEscravos - Emancipaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.title“Ao teatro, pois, todos os abolicionistas” : o teatro abolicionista e movimento antiescravista em Recife entre 1880 e 1886pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7505636023012219pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061265340914904pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxIn the 1880s the abolitionist movement began to shake the structures of the Brazilian Empire, contesting the permanence of the slave labor model. The country that sought to show itself to the world as civilized still maintained such a form of work which generated discontent among sectors of society and was gradually becoming a movement of great proportions. One way to spread ideas about the abolition of slavery was to use the interior of theaters. In addition to propaganda, if you collected a sum of money that would buy the freedom of one or more enslaved. As a way to reduce the number of captives in the country without generating a revolution in the way that happened in the United States. There was a whole mobilization so that the spectacles would happen and had the participation of as many people as possible. Emancipationist societies played a prominent role in the abolitionist theater movement, since these associations were mostly for the performances of the shows. Another group that contributed greatly to the proliferation of events was the dramatic companies, that were one of the pillars for the success of the liberating campaign.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jefferson Gonçalo do Carmo.pdf1,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons