Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39530
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, José Bento Rosa da | - |
dc.contributor.author | CARMO, Jefferson Gonçalo do | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T04:26:36Z | - |
dc.date.available | 2021-03-30T04:26:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-14 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Jefferson Gonçalo do. “Ao teatro, pois, todos os abolicionistas”: o teatro abolicionista e movimento antiescravista em Recife entre 1880 e 1886. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39530 | - |
dc.description.abstract | Na década de 1880 o movimento abolicionista começa a abalar as estruturas do Império brasileiro contestando a permanência do modelo escravista de trabalho. O país que buscava se mostrar ao mundo como civilizado ainda mantinha tal forma de trabalho que gerou o descontentamento de setores da sociedade e que foi paulatinamente se transformando em um movimento de grandes proporções. Uma das formas de divulgar as ideias em relação à abolição da escravatura foi usar o interior dos teatros. Além da propaganda, se coletava uma quantia de dinheiro que compraria a liberdade de um ou mais escravizados ou escravizadas. Sendo com isso uma forma de diminuir o número de cativos no país sem que gerasse uma revolução aos moldes do que aconteceu nos Estados Unidos. Houve toda uma mobilização para que os espetáculos acontecessem e tivesse a participação do maior número possível de pessoas. As sociedades emancipacionistas tiveram um papel de destaque no movimento do teatro abolicionista, pois, eram na maioria das vezes essas agremiações as responsáveis pelas realizações dos espetáculos. Outro grupo que contribuiu muito para a proliferação dos eventos foram as empresas dramáticas, que foram um dos pilares para o sucesso da campanha libertadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pernambuco - História | pt_BR |
dc.subject | Escravidão – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Escravos - Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | “Ao teatro, pois, todos os abolicionistas” : o teatro abolicionista e movimento antiescravista em Recife entre 1880 e 1886 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7505636023012219 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2061265340914904 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the 1880s the abolitionist movement began to shake the structures of the Brazilian Empire, contesting the permanence of the slave labor model. The country that sought to show itself to the world as civilized still maintained such a form of work which generated discontent among sectors of society and was gradually becoming a movement of great proportions. One way to spread ideas about the abolition of slavery was to use the interior of theaters. In addition to propaganda, if you collected a sum of money that would buy the freedom of one or more enslaved. As a way to reduce the number of captives in the country without generating a revolution in the way that happened in the United States. There was a whole mobilization so that the spectacles would happen and had the participation of as many people as possible. Emancipationist societies played a prominent role in the abolitionist theater movement, since these associations were mostly for the performances of the shows. Another group that contributed greatly to the proliferation of events was the dramatic companies, that were one of the pillars for the success of the liberating campaign. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jefferson Gonçalo do Carmo.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons