Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39668

Compartilhe esta página

Título: A cadeia produtiva da Associação Cultura em Foco: o artesanato como impulsionador do desenvolvimento sustentável local
Autor(es): COSTA, Dinah de Sousa
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável local; Cadeia produtiva; Artesanato
Data do documento: 13-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Dinah de Sousa. A cadeia produtiva da Associação Cultura em Foco: o artesanato como impulsionador do desenvolvimento sustentável local. 2019. Dissertação (Mestrado em Design)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O fazer artesanal constitui importante atividade econômica, cultural e social. Sobre sua importância econômica ressalta-se a inclusão de mulheres e jovens na atividade produtiva, que pode ser realizada concomitantemente com afazeres domésticos ou estudo, além do baixo investimento para criar-se este posto de trabalho. Sobre os aspectos culturais, relata-se a valorização da cultura da região produtora deste artesanato. No que tange os aspectos sociais ressalta-se a valorização da autoestima, além dos laços pessoais criados entre os produtores dos artefatos. Assim sendo esta pesquisa tem como objetivo analisar a cadeia produtiva da Associação Cultura em foco de Santa Luzia do Itanhy tomando como base os parâmetros do desenvolvimento sustentável local nas dimensões social, ambiental e econômica com especial enfoque sobre as condições de trabalho e vida dos artesãos. Para tal, o estudo está dividido em duas partes. A primeira é fundamentada teoricamente a partir de pesquisa bibliográfica, e trata da relação entre design artesanato, além das premissas do desenvolvimento sustentável local. A segunda parte diz respeito ao objeto empírico analisado, que é a cadeia produtiva da Associação Cultura em foco, e sua participação no projeto de fomento ao artesanato “Cultura em foco”, do IPTI. Para levar a cabo a tarefa de comparar as premissas teóricas com as práticas realizadas, foi realizado um estudo de caso, nos moldes propostos por Yin (2003) e Goldenberg (2004). Como conclusões das pesquisas podemos inferir que, embora a Associação tenha recebido diversos cursos de capacitação, assim como intervenções de design, os pressupostos determinados pelos autores aqui utilizados, no que diz respeito a desenvolvimento sustentável local não são observados devido a causas externas à realidade local dos trabalhadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39668
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dinah de Sousa Costa.pdf6,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons