Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Virgínia Pereira-
dc.contributor.authorAGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-04-10T17:07:32Z-
dc.date.available2021-04-10T17:07:32Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.citationAGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves. A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Design)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669-
dc.description.abstractDiante da dinâmica do mercado de moda e das mudanças nos padrões de consumo, tem se destacado o crescente interesse por peças de vestuário que funcionem não apenas como reproduções de tendências, mas enalteçam a ideia de personalidade e exclusividade. Nesse contexto, o nicho conhecido como “moda autoral” ganha cada vez maior parcela de mercado, uma vez que os produtos ofertados sob este selo carregam um valor agregado associado a criações únicas, pressupostamente com fabricação e consumo mais conscientes. Tal fenômeno se mostra relevante para o estudo sobre como vários fatores da Cadeia de Valor proposta por Porter (1985) podem interferir na composição da identidade de marcas e produtos de moda, assim gerar recognição por parte dos consumidores e aumentar a parcela de mercado das empresas. A atual pesquisa busca, portanto, mapear e analisar como a composição dessa cadeia contribui para a diferenciação de uma marca de moda-vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso junto a uma marca de moda, identificada como autoral e reconhecida dessa forma pelo público, da cidade do Recife, servindo como parâmetro para entender a cultura da produção local e suas potencialidades. Com caráter qualitativo e tendo como ferramenta de pesquisa o estudo de caso único foram realizados questionários e entrevistas com a fundadora e gestora da empresa, resultando em tabelas, fluxogramas e quadros com informações acerca da criação, produção e venda das roupas. Os valores da marca foram observadas não só nas peças criadas, produzidas e comercializadas, mas também em cada nicho de produção, no cuidado com as pessoas que trabalham na empresa e valorizando o feito a mão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectModa Autoralpt_BR
dc.subjectCadeia de Valorpt_BR
dc.titleA Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5383987709798054pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn the face of the dynamics of the fashion market and changes in consumption patterns, the growing interest in garments that work not only as reproductions of trends, but highlight the idea of personality and exclusivity. In this context, the niche known as "authorial fashion" gains an increasing share of the market, since the products offered under this seal carry an added value associated with unique creations, with more conscious manufacturing and consumption. This phenomenon is relevant for the study about how various factors of the Value Chain proposed by Porter (1985) can interfere in the composition of the identity of brands and fashion products, thus generating consumer recognition and increasing the market share of companies The current research therefore seeks to map and analyze how the composition of this chain contributes to the differentiation of a fashion-clothing brand. For this, a case study was carried out with a fashion brand, identified as authorial and recognized in this way by the public, of the city of Recife, serving as a parameter to understand the culture of local production and its potentialities. With a qualitative character and having as a research tool the single case study were conducted questionnaires and interviews with the founder and manager of the company, resulting in tables, flowcharts and tables with information about the creation, production and sale of clothes. The values of the brand were observed not only in the pieces created, produced and marketed, but also in each niche of production, in the care with the people who work in the company and valuing the handmade.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdf5,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons