Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39670

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorJESUS, Marcelo Pedroso Holanda de-
dc.date.accessioned2021-04-10T17:34:37Z-
dc.date.available2021-04-10T17:34:37Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationJESUS, Marcelo Pedroso Holanda de. Antagonismos na imagem documental: os modos securitário e agonístico. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39670-
dc.descriptionJESUS, Marcelo Pedroso Holanda de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PEDROSO, M.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o fazer documental de processos relacionais localizados em situações de adversidade. Ela propõe o estabelecimento de dois modos de imagens ligados a estas práticas. O primeiro, chamado de securitário, diz respeito à categoria do inimigo e o segundo, que recebeu o nome de agonístico, se relaciona à categoria do adversário. Para cada um dos modos, a pesquisa estabelece um quadro de referências transdisciplinares a fim de situar as relações do fazer documental envolvendo quem filma, quem é filmado(a) e quem assiste ao filme. A observação deste cenário tripartido diz respeito à instituição de uma comunidade de cinema agonística. A metodologia de pesquisa adotada foi a cartografia, em atenção ao fato de a teorização se desenvolver em paralelo ao processo de realização de um documentário, dirigido pelo próprio autor do texto. Trata-se do filme Por trás da linha de escudos, que aborda o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco. O processo do filme serve de base para algumas reflexões que alimentam o pensamento teórico aqui desenvolvido.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectDesmilitarizaçãopt_BR
dc.subjectInimigopt_BR
dc.subjectAdversáriopt_BR
dc.titleAntagonismos na imagem documental: os modos securitário e agonísticopt_BR
dc.title.alternativeAntagonismos na imagem documental- os modos securitário e agonísticopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5916914050666901pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates the documentary making of relational processes located in situations of adversity. It proposes the establishment of two modes of images linked to these practices. The first, called security, concerns the category of the enemy and the second, which has been called agonistic, relates to the category of the adversary. For each of the modes, the research establishes a framework of transdisciplinary references in order to situate the relationships of documentary making involving who filmed, who is filmed and who watches the film. The observation of this tripartite scenario concerns the establishment of an agonistic film community. The research methodology adopted was cartography, in consideration of the fact that theorization developed in parallel to the process of documentary making, directed by the author of the text. This is the film Behind the line of shields, which approaches the Battalion of Shock of the Military Police of Pernambuco. The film process serves as a basis for reflections that feed the theoretical thinking developed here.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Marcelo Pedroso Holanda de Jesus.pdf9,96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons